Partilhar

Como curar a anemia durante a gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como curar a anemia durante a gravidez

A anemia na gravidez é uma condição normal originada pelas mudanças do organismo da mulher. Define-se pelos baixos níveis de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue os quais precisam de ferro para o transporte do oxigênio até aos órgãos. A anemia na gravidez caracteriza-se por sua sintomatologia silenciosa e na maioria das vezes é diagnosticada pelos controles de sangue e urina. Existem 3 tipos de anemias na gravidez que se diferenciam pela gravidade destas, umComo.com.br ajudamos você a conhecer e saber como curar a anemia durante a gravidez.

Também lhe pode interessar: Como curar a anemia ferropriva
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar encontramos a anemia gravídica, que se conhece como normal por estar associada à mesma gravidez. Explica-se pelo aumento de volume de sangue (até quase o dobro) em condições de não gravidez e o estancamento dos glóbulos vermelhos; por isso a concentração de ferro no sangue é a metade. As mudanças de hemoglobina acabam quando termina a gestação.

2

A anemia mais comum na gravidez é a ferropriva. É importante preveni-la e ter em conta seu possível aparecimento, por isso aconselha-se tratar dela o quanto antes, durante e após a gravidez. Não é uma anemia grave, mas se os déficits de ferro descerem muito pode ocorrer: aborto, parto prematuro e mortalidade perinatal. Recomenda-se seguir uma dieta rica em ferro e tomar suplementos segundo prescrição médica; também recomendamos consultar nosso artigo como curar a anemia ferropriva.

3

A anemia megaloblástica ocorre por um déficit de ácido fólico ou de vitamina B12. Estes são hidrossolúveis e não se acumulam no corpo, por isso, são eliminados através da urina. A deficiência destas vitaminas na gravidez pode gerar defeitos congênitos graves no recém-nascido. Para prevenir e reduzir estes déficits produzidos pela anemia, trate-a à base de uma dieta que contenha vitamina B12, ácido fólico (carnes de vaca e aves, ovos,...) e os suplementos receitados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a anemia durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como curar a anemia durante a gravidez
Como curar a anemia durante a gravidez

Voltar ao topo da página