Como curar a anemia ferropriva

Como curar a anemia ferropriva
Imagem: papeldeperiodico.com

A anemia ferropriva ou anemia ferropênica é um tipo de anemia que se caracteriza pelo déficit de ferro no corpo. A quantidade de ferro dos alimentos e dos glóbulos vermelhos antigos já existente em nosso organismo é imprescindível para o corpo humano. Sem o ferro os glóbulos vermelhos não podem transportar o oxigênio aos diferentes órgãos do organismo e deixar que estes cumpram suas funções. Umcomo.com.br lhe oferece os diferentes tratamentos a seguir para curar a anemia ferropriva mas será seu médico e você que devem procurar a causa originária.

Passos a seguir:
1

Como primeira opção e de forma mais acessível podemos optar pelos alimentos com alto conteúdo em ferro. Uma alimentação correta pode contribuir para manter sua hemoglobina em níveis normais. São alimentos ricos em ferro: lentilha, ervilha, frango, peru, pescado, espinafre, ameixas, passas... Aconselha-se a misturar esse tipo de alimento junto à vitamina C que encontramos nos sucos (recomenda-se o de laranja) e assim aumentar a absorção do ferro.

2

Existem no mercado suplementos de ferro (sulfato ferroso) que estão na forma de tabletes, pílulas, líquidos, etc. É importante que seu médico o aconselhe sobre este tratamento. Com este tratamento há alguns alimentos da dieta que interferem negativamente na absorção do ferro, por isso devemos evitar tomá-los até 2 horas depois; é o caso de: leite, cálcio, alimentos ricos em fibra...

Aconselha-se que este tipo de suplemento seja tomado em jejum e, também, acompanhado da vitamina C, E, sobretudo não se assuste se suas fezes forem de cor escura, é um efeito secundário ao tratamento da anemia ferropriva por via oral.

3

A opção intramuscular ou subcutânea é usada para aqueles casos indicados pelo seu médico. Ela é escolhida por uma má tolerância ao suplemento de ferro por via digestiva, o que significa que a absorção deste não é a correta. Para este caso é importante conhecer quem administrará a dose mediante uma injeção, se você não conhece o processo, contate sua enfermeira.

4

É interessante conhecer que embora seus valores de ferro na análise de sangue depois de 2 meses de tratamento já sejam normais, a administração deverá continuar durante 6-12 meses do tratamento prescrito para restabelecer as reservas de ferro do organismo e solucionar a anemia ferropriva.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a anemia ferropriva, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.