Como curar a blefarite

Como curar a blefarite
Imagem: alimentosparacurar.com

A blefarite é uma doença comum dos olhos que se manifesta através da inflamação das pálpebras, causando vermelhidão, coceira, inchaço, lacrimejamento, aparecimento de crostas, entre outros sintomas. Costuma localizar-se concretamente nos folículos dos cílios e pode ser causada devido a uma proliferação excessiva de bactérias que normalmente estão na pele, e às vezes, devido a determinadas alergias. É importante visitar um oftalmologista perante a suspeita de um quadro desta afecção ocular e seguir o tratamento indicado pelo especialista em todo momento. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos como costuma ser o tratamento para curar a blefarite. Preste atenção:

Passos a seguir:
1

A blefarite é uma condição que pode afetar de forma diferente cada pessoa. São diagnosticados desde casos muito leves em que a doença não é percebida, e outros casos com sintomas moderados ou casos mais graves em que a visão poderia ser afetada. Com frequência, a blefarite é uma doença ocular crônica e geralmente há dois tipos:

  • Blefarite escamosa. Como seu nome indica, escamas que se colam na base das flanges são produzidas, formando crostas que vão descolando e caindo, irritando o olho. Isto costuma fazer com que a pessoa afetada se levante com as pálpebras completamente coladas.
  • Blefarite seborreica. Ocorre um aumento da secreção da gordura da borda das pálpebras o que dá lugar a uma acumulação de gordura na zona do lacrimal que irrita os olhos.
Imagem: zonamedica.com.ar
2

Em casos leves de blefarite e para aliviar e controlar os sintomas, o tratamento recomendado é manter bem limpas as bordas das pálpebras e a zona afetada de forma constante. Siga estes passos para fazê-lo corretamente e evitar outras infecções:

  • Pegue em uma gaze e molhe com água muito quente. Escorra bem e coloque sobre as pálpebras. Deixe repousar durante cinco minutos aproximadamente, isso ajudará a limpar os restos oleosos e fará com que a crosta suavize.
  • Umedeça uma pequena gaze ou um cotonete para os ouvidos com um pouco de sabonete de pH neutro e passe-o suavemente pela zona afetada. Enxágue com outra gaze limpa e umedecida em água quente.
  • Faça a limpeza com os olhos fechados e passando a gaze com suavidade. Finalize, secando com uma toalha limpa dando ligeiros toques.
3

Para combater o ressecamento dos olhos de forma temporária e ajudar a curar a blefarite também pode ser recomendado o uso de lágrimas artificiais. Naqueles casos mais leves, uma boa higiene e a aplicação destas lágrimas pode ser suficiente para combater os sintomas desta afecção.

4

Em outros casos de maior gravidade, o oftalmologista costuma receitar algumas gotas de antibiótico com o fim de melhorar a secreção de gordura da borda das pálpebras. Também pode prescrever a aplicação de uma pomada antibiótica. Este tipo de fármaco atua contra as bactérias que causam a infecção ocular e devem ser usadas sempre sob supervisão médica, seguindo estritamente a dose e duração do tratamento.

5

Quando se trata de um caso de blefarite seborreica grave, o especialista também pode receitar um tratamento à base de doxiciclina, um antibiótico que oferece uma ação direta frente às bactérias e permite regular a secreção das glândulas da pálpebra.

6

Não há medidas que possam prevenir a blefarite a 100% embora o melhor é fazer uma boa higiene ocular, prestando especial atenção à zona das pálpebras onde se localiza a base dos cílios. Assim, tente ter sempre as mãos e o rosto bem limpos e evite esfregar os olhos com os dedos ou com lenços sujos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a blefarite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.