Como curar a candidíase vaginal

Como curar a candidíase vaginal
Imagem: elembarazo.net

Muitas mulheres já sofreram em alguma altura, os efeitos da candidíase vaginal. Trata-se de uma infeção vaginal causada pelo crescimento excessivo do fungo comum Candida. Quando se desenvolve uma candidíase vaginal, os sintomas mais frequentes que aparecem são: fluxo vaginal espesso e abundante, picadas e irritação da vulva, ardor ao urinar e dor ao ter relações sexuais. Para tratar deste tipo de infeções é necessário um tratamento específico, em umComo.com.br mostramos-lhe como curar a candidíase vaginal.

Passos a seguir:
1

No caso de ter os sintomas próprios da candidíase vaginal será necessário consultar o seu médico. Através de um exame à vagina e uma amostra, o médico examinará se desenvolveu candidíase vaginal. É muito importante consultar um especialista para que este lhe indique qual é o tratamento mais adequado para curar a candidíase e livrar-se assim da possibilidade de ter outras infeções como vaginose bacteriana, tricomoníase ou clamídia, que podem apresentar sintomas similares.

2

Para tratar da candidíase vaginal, o normal é utilizar fármacos antifúngicos que se encarregam de paralisar o crescimento da Candida no organismo. Estes medicamentos podem ser administrados tanto por via oral ou local através da vagina, aplicando diretamente sobre a área afetada pela Candida.

  • O tratamento por via oral consiste em cápsulas ou comprimidos.
  • O tratamento por via local pode ser em forma de óvulos que se introduzem diretamente na vagina da mesma forma que um supositório, ou por aplicação de cremes na vulva.

Sugestão: É normal a pomada ginecológica sair?

3

É importante seguir atentamente as instruções dos folhetos informativos destes medicamentos e completar o tratamento para que a infeção vaginal se cure.

4

Embora normalmente, estes medicamentos curem os sintomas da candidíase vaginal, cada vez há mais casos de pacientes que não respondem bem ao tratamento e a infeção é recorrente. Quando isto acontece, torna-se imprescindível consultar de novo o seu médico especialista, pois o mais provável é necessitar de outro tipo de tratamento para curar a infeção de forma definitiva, como tomar um medicamento durante 14 dias ou outra medicação antifúngica intensiva por via oral.

5

Além disso, é fundamental ter em conta que usar este tipo de medicamentos quando não é necessário pode provocar o aparecimento de uma infeção bastante resistente, que é mais difícil de curar. Daí a importância de visitar o seu médico e fazer um uso responsável do tratamento para curar a candidíase vaginal.

6

Informe-se sobre tratamentos naturais com a nossa lista de remédios caseiros para coceira nas partes íntimas. Confira também como usar própolis para candidíase nesse artigo.

Se é propensa a desenvolver candidíase vaginal, há várias medidas que pode incorporar na sua rotina diária para prevenir a infeção. Informe-se neste artigo sobre como prevenir a candidíase vaginal e não se esqueça de seguir os conselhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a candidíase vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.