Como curar a catapora

Como curar a catapora

A catapora, conhecida também como varicela em alguns países, é uma doença primária altamente contagiosa causada pelo vírus da varicela zóster. Assim como acontece no caso de muitas doenças infecciosas deste tipo, o tratamento para esta condição tem como finalidade diminuir os incômodos sintomas e minimizar a duração dos mesmos, conduzindo a uma rápida recuperação do paciente. Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para curar a catapora e reduzir ao mínimo a possibilidade de complicações.

Vai precisar de:
  • Anti-histamínicos
  • Antitérmicos
  • Antiviral
Passos a seguir:
1

A catapora é uma doença que desaparece por si só entre uma a duas semanas depois de aparecerem os primeiros sintomas, no entanto os sinais que produzem esta condição podem ser intensos e incômodos para o paciente, pelo que alguns remédios podem ajudar a diminuir os sintomas e a garantir uma rápida recuperação.

2

Um dos antivirais mais utilizados para curar a catapora e para diminuir os sintomas como a coceira, o número de lesões e a febre é o Aciclovir, que deve ser administrado de preferência 24 horas depois do aparecimento da erupção. A dose recomendada é de 800 miligramas 5 vezes ao dia, com uma duração de 5 dias em pacientes imunocompetentes e de 14 em imunocomprometidos.

Esta dose pode variar dependendo da intensidade dos sintomas.

3

Para diminuir a coceira originada pelas lesões que aparecem com a catapora, existe um excelente remédio natural: a aveia. É recomendável moer duas xícaras de farelo de aveia até que fique totalmente dissolvido e em pó, depois deverá deixar o pó de aveia em água durante 15 minutos.

A ideia é adicionar esta mistura a uma banheira com água e tomar um banho de 20 minutos. No caso de não contar com uma banheira pode só esfregar o corpo com um pano embebido com a água a que adicionou o pó de aveia, depois deve enxaguar o corpo para eliminar os restos do cereal.

4

Outra solução caseira para curar a catapora e melhorar os sintomas, diminuindo eficazmente a coceira e as lesões, é usar o bicarbonato de sódio para criar uma loção que se aplicará nas zonas afetadas por esta condição.

Adicione meia colher de sopa de bicarbonato a um copo de água, misture bem e com a ajuda de uma esponja espalhe pelas zonas afetadas. Deixe que o líquido seque e que o bicarbonato faça o seu efeito, diminuindo os incômodos e evitando especialmente que o paciente arranhe as lesões. Pode retirar depois no momento do banho.

5

Se algum membro da família estiver com catapora e outras pessoas em casa ainda não tiverem tido esta condição, torna-se fundamental evitar o contágio da doença. Para o conseguir, recomenda-se consultar de imediato o médico para receber a vacina contra a catapora, que administrada durante as primeiras 72 horas depois da exposição ao vírus pode ser eficiente para prevenir o aparecimento da doença.

Além disso, em umComo.com.br convidamos você a ler o nosso artigo sobre como evitar o contágio da catapora, com medidas que o ajudarão a manter-se longe desta doença.

6

Outra medida é a administração de imunoglobulina específica anti-varicela zóster, o mais rápido possível após a exposição. Esta é capaz de modificar, atenuar, prevenir a doença ou dar origem a uma varicela subclínica. O seu uso não está indicado para todos os pacientes, apenas para um determinado grupo de pessoas (menores, imunocomprometidos).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O tratamento deve ser indicado por um médico, uma vez que é este quem diagnostica a doença.