Dermatite

Remédios caseiros para dermatite atópica

Remédios caseiros para dermatite atópica

A dermatite é uma doença da pele que provoca uma inflamação das camadas superficiais da pele, dando lugar ao aparecimento de erosões, eczemas, enrijecimento, coceira, comichão e ressecamento. Há diferentes tipos de dermatite e cada tipo requer um tratamento específico, por isso é conveniente antes de mais nada visitar seu médico para uma cura segura.

Agora se quer reduzir os sintomas e aliviar os desconfortos na pele, existem produtos naturais que podem ajudar e são muito úteis. Neste artigo de umComo, te contamos quais são os remédios caseiros para dermatite atópica.

Também lhe pode interessar: Dermatite atópica: tratamentos caseiros

Índice

  1. Tomilho
  2. Aveia
  3. Malva
  4. Babosa ou aloe vera
  5. Óleos terapêuticos
  6. Outros remédios caseiros para dermatite atópica

1. Tomilho

O tomilho contém propriedades antissépticas que impedem a infecção e são muito benéficas para todo tipo de afecções da pele, incluindo a dermatite atópica. Um excelente remédio de ervas para dermatite é ferver um punhado de tomilho em um litro de água e quando estiver pronto, fazer lavagens sobre a pele afetada. Você notará como a coceira já não será tão intensa e vai aliviando pouco a pouco.

Remédios caseiros para dermatite atópica - 1. Tomilho

2. Aveia

A aveia é um ingrediente natural que faz parte de muitos sabonetes, xampus e loções corporais graças à extrema nutrição que proporciona à pele. Também, é um cereal muito empregado no tratamento do eczema, pois alivia a coceira e reduz o enrijecimento.

Para aproveitar suas propriedades caso tenha dermatite atópica, ferva meia caneca de aveia em um litro de água e deixe esfriar. Depois, molhe uma compressa com o líquido resultante e aplique sobre as lesões ou feridas. Outra magnífica opção é desfrutar de um banho de aveia, acrescente uma xícara de aveia bem moída na água morna, caso você tenha uma banheira, e pronto!

Remédios caseiros para dermatite atópica - 2. Aveia

3. Malva

Entre as plantas com propriedades medicinais para a dermatite destaca-se a malva, uma erva muito útil para diminuir os sintomas e tratar as erupções cutâneas, as chagas, as espinhas, etc. Deste modo, recomendamos adquirir algumas folhas secas de malva e fervê-las em meio litro de água para aplicá-la como compressa fria sobre a pele afetada durante 15 a 20 minutos aproximadamente. Experimente este excelente remédio caseiro para dermatite atópica.

Remédios caseiros para dermatite atópica - 3. Malva

4. Babosa ou aloe vera

Da mesma maneira que para muitas afecções da pele como a psoríase, a acne, os eczemas, a celulite, etc., a babosa ou aloe vera é um bom remédio caseiro para tratar a dermatite. Favorece a regeneração e hidratação da pele e contém propriedades antissépticas e antiinflamatórias que ajudam a acalmar o prurido e a ardência das zonas afetadas. Deste modo, aplique um pouco de gel de aloe vera sobre a pele para notar seus efeitos.

Remédios caseiros para dermatite atópica - 4. Babosa ou aloe vera

5. Óleos terapêuticos

Quando a dermatite afeta o couro cabeludo, os óleos terapêuticos convertem-se em uma grande alternativa para seu tratamento. Um dos mais efetivos é o óleo de lavanda devido a suas propriedades antiinflamatórias e dermatológicas.

Misture um pouco de óleo vegetal com umas gotas de óleo de lavanda, esquente a mistura e quando estiver morna, aplique-a suavemente no couro cabeludo. Deixe repousar durante toda a noite e no dia seguinte lave o cabelo como o faz habitualmente.

Remédios caseiros para dermatite atópica - 5. Óleos terapêuticos

Outros remédios caseiros para dermatite atópica

Além destes remédios caseiros para curar a dermatite já citados, é importante evitar seguir as seguintes recomendações para evitar esses quadros:

  1. Evitar situações de estresse e preocupação excessiva
  2. Usar sabonete neutro no chuveiro
  3. Secar bem a pele após o banho
  4. Usar roupas de algodão e evitar roupas de tecido sintético principalmente onde a pele está afetada

Todas estas medidas ajudarão você a acalmar os sintomas da dermatite bem como ter uma recuperação mais rápida. Lembramos que caso você aplique estes remédios caseiros para dermatite e o quadro persista, um médico deverá ser consultado.

Também é importante lembrar que deve checar se você tem alergia a qualquer componente de algo que está utilizando e que pode causar irritações. Tente pensar nos produtos que você passou a utilizar recentemente e se eles podem ter a ver com sua afecção na pele.

Veja também: Celulite bacteriana tem cura? - Sintomas e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para dermatite atópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
MARIA DE FATIMA cirilo
estou muito imcomodada com uma dermatite que não sara sempre renovando ja tomei remedios recomndados pelos medicos e não surte nenhum efeito que faço por favor enviem um remedio caseiro que acredito mais
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Experimentou os remédios indicados no artigo?
deise
erva de bicho .tomar e passar no corpo o chazinho .malva tambem
A sua avaliação:
IRENE KISS HENKE
tenho dermatite cronica que deu na biopsia, ja 5 anos, não consigo curar, e agora minha pela esta muito fina esta amarecendo manchas escuras queria o remedio pra tirar essas manchas passa hirudoid toda hora meus braços estão feios, e tbem COMO FEIXAR FERIDAS ABERTAS NÃO CONSIGO FEIXAR. OBRIGADO AGUARDO UMA REPOSTA POR FAVOR ME AJUDEM,
PIETRO
Olá. Sra Irene.Já tentou algum creme com óxido de Zinco, para clarear a pele; e, no caso das feridas, medir a glicemia, e usar Aloe vera(Babosa)+Açafrão, uma folha para uma colher de sobremesa, a fim de fazer uma pasta, e passar ao deitar-se, cobrindo as partes afetadas com um plástico, revestindo com uma faixa, ou uma meia, no caso dos pés, luva para as mãos.No ouro dia é só lavar.Faço isso aqui, para meus Pais.Saúde pra senhora.
fernanda d santos
tenho quero dermatite plantar nao aguento mais ja passei de tudo remedio cazeiro do medico ja to desesperada por favor me ajude
deise
.Existe uma erva chamada erva de bicho .faz chazinho e passe no corpo uma pouco do cha
Marcio Vinicios
Boa tarde eu estou com dermatite e preciso de ajuda para cura essa doença
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcio! Primeiro que tudo você deve seguir as indicações do seu médico, depois poderá complementar o tratamento médico com estes remédios caseiros. Obrigada pelo comentário!
Roldão Paulo de Toledo
Eis a formula que cura quase todo tipo de dermatites e psoriase. Criada pele frei Romano Zago é muito usada na Europa, principalmente na Alemanha. 300grs de babosa, 500grs de mel puro e 4 colheres de sopa de cachaça ou wuisque, bater tudo liquidificador e guardar na geladeira, tomar 1 colher das de sopa 3 x dia. Recentemente preparei esta formula para uma garota de 11 anos que tinha o corpo tomado por psoriase, em 6 meses a pele ficou completamente normal.
vania
olá vou experimentar pois não posso usar brincos nem anéis, correntes minha sogra tomava mas era p outros fins e era um pouco diferente obrigada.
Victor
O título deveria ser: " Como amenizar os efeitos da dermatite (atópica?!?) com "remédios" caseiros". Tendo em vista que é uma "doença" sem cura, porém com tratamento, e como você mesmo citou, deve-se evitar stress, bem como o emocional em si, quem tem Dermatite sabe bem disso, logo é inviável não passar por problemas emocionais ao longo da vida (tem como minimizar), além de problemas alimentares que podem ser causa da dermatite, sendo assim, é impossível ter uma cura, pode-se ter tratamento e/ou amenização.
Cláudia Regina
Tenho Dermatite a 4 anos, do joelho para baixo ci o pe e do cutuvelo para baixo como a mão
Maria Abadia Silva Faria
Gostei muito das informações como aliviar os sintomas com remédios caseiros, tenho um neto de 08 meses e ele tem dermatite por isso quero saber mais sobre essa doença
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber que as informações foram úteis para você! Poderá encontrar mais informações sobre a dermatite aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/7758/q/dermatite
1 de 6
Remédios caseiros para dermatite atópica