Como curar a dor de garganta com limão

Como curar a dor de garganta com limão

A dor de garganta é um sintoma desagradável que ocorre quando somos contagiados com algum vírus, como a gripe, ou quando devido a mudanças de temperatura ficamos com resfriado. Este sintoma se manifesta quando as nossas amígdalas, responsáveis por defender o nosso corpo da presença de bactérias e agentes estranhos, se inflamam, originando dor e incômodo. Quando sentimos incômodos na garganta é importante agir rapidamente para impedir a infeção desta zona, conhecida como amigdalite. O limão é um grande remédio natural para aliviar o mal-estar, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como curar a dor de garganta com limão.

Passos a seguir:
1

O limão é uma das melhores opções naturais para curar a dor de garganta e reduzir os sintomas do resfriado e da gripe, isto se deve às suas muitas propriedades saudáveis. Para começar, este ingrediente é um potente antisséptico e antibacteriano natural favorecendo a eliminação do vírus e bactérias. Por outro lado, o seu alto conteúdo de vitamina C fortalece o sistema imunitário, permitindo-nos lutar melhor contra o mal-estar, além de ajudar a esclarecer a voz e a combater os outros sintomas como a tosse e mal-esta geral.

2

Uma das melhores formas de curar a dor de garganta com limão é preparando uma mistura para realizar gargarejos com base neste ingrediente. Comece por aquecer uma xícara de água procurando que a mesma não adquira uma temperatura demasiado elevada. De seguida, esprema o suco de um limão na água e adicione uma colher de chá de mel, mexa bem a mistura, certifique-se de que não esteja demasiado quente e de seguida realize os gargarejos.

Deverá realizar este procedimento, de preferência, 4 vezes ao dia para obter os melhores resultados.

3

Se além da dor de garganta tiver outros sintomas da gripe ou do resfriado, pode tomar uma infusão de limão e gengibre que lhe ajudará a sentir-se muito melhor. Para isso, aqueça uma xícara de água e quando começar a ferver adicione uma fatia de gengibre, desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos. Depois adicione o suco de meio limão e uma colher de sopa de mel para adoçar.

Beba 3 xícaras ao dia e verá como a dor de garganta e os incômodos desaparecerão.

4

Se não desejar fazer gargarejos ou ingerir uma infusão, pode optar por outra solução para curar a dor de garganta com limão. Em um recipiente misture uma colher de chá de mel e o suco de meio limão, mexa bem e ingira esta mistura em modo de xarope 4 vezes ao dia, verá como os incômodos irão diminuir.

5

Mas, em que situações deve consultar um médico? Se manifestar algum dos seguintes sinais, é recomendável contatar um especialista:

  • As suas amígdalas estão infetadas, evidenciando a presença de pus.
  • Se a dor não diminuir depois de 3 dias de tratamento caseiro.
  • Se, além de dor de garganta tiver outros sintomas como febre, dor de ouvido, dificuldade para respirar ou um nódulo na zona da garganta.
  • Se apresentar tosse intensa ou catarro com sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a dor de garganta com limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Depois de ter feito os gargarejos, recomendamos-lhe que lave os dentes, desta forma evitará o efeito corrosivo do limão.