Partilhar

Como curar a gengivite

Como curar a gengivite

A gengivite é uma doença bacteriana que provoca inflamação, vermelhidão e sangramento nas gengivas. É importante tratar dela atempadamente para evitar que resulte em problemas mais graves como poderia ser uma periodontite, que pode chegar a causar até a perda dos dentes afetados. Para evitar o avanço e manter uma boa saúde bucal a todo o momento, preste atenção às recomendações que lhe mostramos neste artigo de umComo sobre como curar a gengivite.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a gengivite
Passos a seguir:
1

A gengivite afeta a mais de um quarto da população e é causada por uma inadequada higiene oral, o que favorece o aparecimento de placa bacteriana e a acumulação de tártaro nos dentes, e que é algo que danifica tanto os dentes como as gengivas. Embora a má higiene oral seja a causa mais comum, também há outros fatores que podem favorecer o aparecimento da gengivite como os desiquilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais, o crescimento dos dentes do siso, o estresse ou doenças como a diabetes ou a osteoporose.

2

A gengivite ocorre pelo aparecimento de bactérias que se implantam na boca e se introduzem entre os dentes e as gengivas, provocando desconforto e todas as consequências que dela derivam, como por exemplo o mau hálito, a vermelhidão, a inflamação, a sensibilidade e o sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao mastigar os alimentos. Pode ver mais detalhes a este respeito consultando o artigo como saber se tenho gengivite.

Como curar a gengivite - Passo 2
3

Perante os sintomas da gengivite é necessário consultar um dentista, uma vez que será ele quem deve indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, assim como as regras a seguir em casa quanto à higiene bucal. O mais comum para curar a gengivite é a realização de uma limpeza profissional das gengivas (limpeza ou profilaxia dental) realizada pelo dentista, que se realiza para eliminar todas aquelas bactérias que se acumularam até chegar a formar o tártaro. Naqueles casos em que a gengivite tenha avançado muito dando lugar a uma periodontite, será necessária uma intervenção muito mais profunda, uma vez que esta condição afeta partes muito mais intensas das gengivas e pode inclusive chegar a originar a perda dos dentes afetados.

Como curar a gengivite - Passo 3
4

Além do tratamento na consulta, o dentista irá indicar-lhe que regras deve seguir a partir de agora no que diz respeito ao cuidado e higiene da cavidade oral, assim como os produtos mais apropriados para favorecer a melhoria das suas gengivas. É fundamental que siga rigorosamente as suas indicações para evitar que a gengivite volte a aparecer num futuro e conseguir que a sua boca não sofra incômodos nem sangramentos de forma frequente.

5

O mais provável é que lhe recomende realizar algumas mudanças importantes na sua rotina de higiene bucal e, sobretudo, que comece a usar uma pasta de dentes específica para gengivas sensíveis. Deverá escovar os dentes com esta pasta de dentes depois de cada refeição realizando movimentos circulares e incidindo, especialmente, na limpeza das gengivas. Também será fundamental que a escova de dentes utilizada seja de cerdas suaves, e que ao passá-la pelas gengivas não exerça fortes pressões nem movimentos demasiado bruscos.

Como curar a gengivite - Passo 5
6

Para completar a higiene bucal apropriada, deverá incorporal também o uso de fio dental, algo fundamental sobretudo para utilizar após as refeições e acabar de eliminar aqueles restos de alimentos que com a escova são impossíveis de alcançar. Esta é uma medida fundamental na prevenção de doenças que afetam a boa saúde das gengivas, como a gengivite e a periodontite.

Como curar a gengivite - Passo 6
7

O uso de um enxague oral de forma regular e pelo menos duas vezes por dia, será fundamental para tratar a gengivite e conseguir que as gengivas se recuperem mais facilmente. Os que oferecem melhores resultados são aqueles bochechos com uma ação bacteriana prolongada e com flúor adicionado para eliminar a placa e evitar a acumulação de tártaro.

Como curar a gengivite - Passo 7
8

Há alguns produtos naturais que podem ajudar as suas gengivas a recuperar o seu estado normal, descubra-os consultando o artigo como curar a gengivite com remédios caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a gengivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte sempre o seu dentista.

Escrever comentário

3 comentários
Milena nobre
Olá minha linda filha tem gengivite ela tem 3 anos como é desconfortável para ela . Ela escova os seus dentes duas vezes por dia de manhã e a noite . Gostaria de saber quantos dias demora isso para passar ela Ta fazer o antibiótico e gel
laura ramos
qual e o creme dental ideal para quem tem gengivite, e como faço para cura
Renata de Oliveira
Sofro há muitos anos de gengivite.Vou ao meu dentista regularmente mas não resolve muita coisa não.Vejo que os problemas continuam.É muito difícil quem tem este problema.O maior desconforto é o mal hálito.O que devo fazer para amenizar isso?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Renata! Já experimentou as dicas do texto?

Como curar a gengivite
1 de 6
Como curar a gengivite

Voltar ao topo da página