Como curar a gengivite

Como curar a gengivite

A gengivite é uma doença bacteriana que provoca inflamação, vermelhidão e sangramento nas gengivas. É importante tratar dela atempadamente para evitar que resulte em problemas mais graves como poderia ser uma periodontite, que pode chegar a causar até a perda dos dentes afetados. Para evitar o avanço e manter uma boa saúde bucal a todo o momento, preste atenção às recomendações que lhe mostramos neste artigo de umComo sobre como curar a gengivite.

Passos a seguir:
1

A gengivite afeta a mais de um quarto da população e é causada por uma inadequada higiene oral, o que favorece o aparecimento de placa bacteriana e a acumulação de tártaro nos dentes, e que é algo que danifica tanto os dentes como as gengivas. Embora a má higiene oral seja a causa mais comum, também há outros fatores que podem favorecer o aparecimento da gengivite como os desiquilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais, o crescimento dos dentes do siso, o estresse ou doenças como a diabetes ou a osteoporose.

2

A gengivite ocorre pelo aparecimento de bactérias que se implantam na boca e se introduzem entre os dentes e as gengivas, provocando desconforto e todas as consequências que dela derivam, como por exemplo o mau hálito, a vermelhidão, a inflamação, a sensibilidade e o sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao mastigar os alimentos. Pode ver mais detalhes a este respeito consultando o artigo como saber se tenho gengivite.

3

Perante os sintomas da gengivite é necessário consultar um dentista, uma vez que será ele quem deve indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, assim como as regras a seguir em casa quanto à higiene bucal. O mais comum para curar a gengivite é a realização de uma limpeza profissional das gengivas (limpeza ou profilaxia dental) realizada pelo dentista, que se realiza para eliminar todas aquelas bactérias que se acumularam até chegar a formar o tártaro. Naqueles casos em que a gengivite tenha avançado muito dando lugar a uma periodontite, será necessária uma intervenção muito mais profunda, uma vez que esta condição afeta partes muito mais intensas das gengivas e pode inclusive chegar a originar a perda dos dentes afetados.

4

Além do tratamento na consulta, o dentista irá indicar-lhe que regras deve seguir a partir de agora no que diz respeito ao cuidado e higiene da cavidade oral, assim como os produtos mais apropriados para favorecer a melhoria das suas gengivas. É fundamental que siga rigorosamente as suas indicações para evitar que a gengivite volte a aparecer num futuro e conseguir que a sua boca não sofra incômodos nem sangramentos de forma frequente.

5

O mais provável é que lhe recomende realizar algumas mudanças importantes na sua rotina de higiene bucal e, sobretudo, que comece a usar uma pasta de dentes específica para gengivas sensíveis. Deverá escovar os dentes com esta pasta de dentes depois de cada refeição realizando movimentos circulares e incidindo, especialmente, na limpeza das gengivas. Também será fundamental que a escova de dentes utilizada seja de cerdas suaves, e que ao passá-la pelas gengivas não exerça fortes pressões nem movimentos demasiado bruscos.

6

Para completar a higiene bucal apropriada, deverá incorporal também o uso de fio dental, algo fundamental sobretudo para utilizar após as refeições e acabar de eliminar aqueles restos de alimentos que com a escova são impossíveis de alcançar. Esta é uma medida fundamental na prevenção de doenças que afetam a boa saúde das gengivas, como a gengivite e a periodontite.

7

O uso de um enxague oral de forma regular e pelo menos duas vezes por dia, será fundamental para tratar a gengivite e conseguir que as gengivas se recuperem mais facilmente. Os que oferecem melhores resultados são aqueles bochechos com uma ação bacteriana prolongada e com flúor adicionado para eliminar a placa e evitar a acumulação de tártaro.

8

Há alguns produtos naturais que podem ajudar as suas gengivas a recuperar o seu estado normal, descubra-os consultando o artigo como curar a gengivite com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a gengivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte sempre o seu dentista.