Como curar a gripe rapidamente

Como curar a gripe rapidamente

A gripe é uma doença que todos sofremos em algum momento das nossas vidas. Quando o sistema imunológico enfraquece como, por exemplo no inverno os agentes virais podem penetrar mais facilmente no nosso corpo e atacá-lo com diferentes vírus como o da gripe. É então quando começam a aparecer os sintomas típicos desta condição (mucosidade, febre, cansaço, dor de cabeça, etc) e temos que ficar na cama para recuperar e deixar que o nosso corpo lute contra esta agressão. Existem muitas formas de se curar e neste artigo do umCOMO vamos explicar-lhe como curar a gripe rapidamente e se recuperar o quanto antes.

Passos a seguir:
1

A gripe é uma doença que é causada pelo vírus influenza, um tipo de agente infeccioso que se propaga pelo ar e é extremamente contagioso. Quando o vírus penetra no nosso organismo, começamos a sentir uma série de sintomas que nos indicam que, efetivamente, temos gripe. Entre os sinais mais evidentes destacamos os seguintes:

  • Febre alta
  • Tosse seca
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade na hora de respirar
  • Mucosidade
  • Calafrios
  • Dor muscular
  • Cansaço e fadiga
  • Olhos pesados
  • Falta de apetite

Perante este quadro, a primeira coisa que temos de fazer é repousar para permitir que as nossas defesas se centrem apenas em lutar contra este vírus e expulsá-lo do organismo. Repousar, dormir, beber líquido e comer bem é necessário para que o nosso corpo esteja mais forte e possa ganhar a luta contra a gripe.

2

Para poder curar a gripe rapidamente deve saber que existem à venda uma série de medicamentos pensados para poder combater esta doença e ajudar o nosso organismo a combatê-la. É conveniente que seja um médico a prescrever a medicação a tomar pois poderá indicar-lhe a posologia, a duração do tratamento e o tipo de medicamento mais adequado para si. De seguida, mostramos-lhe os mais usados para aliviar os sintomas da gripe:

  • Analgésicos: opções como o Paracetamol ou a Aspirina, são ideais para poder acalmar a dor e baixar a febre.
  • Descongestionantes: ajudam a reduzir a congestão nasal, reduzir a mucosidade e abrir as fossas nasais para poder respirar melhor.
  • Anti-histamínicos: reduzem a coceira na gargante e nariz, além de reduzirem a congestão nasal.
  • Antigripais: há alguns medicamentos que estão feitos para tratar de forma específicas os sinais da gripe e costumam apresentar-se em comprimidos ou saquetas.
  • Antitússicos: estão feitos para reduzir tanto a tosse seca como com mucosidade.
3

Também existem alguns remédios para a gripe que podem ajudá-lo a melhorar os sintomas e a acelerar a recuperação. Há alguns ingredientes que contam com propriedades ideais para o ajudar a reforçar o sistema imunológico e conseguir que a cura seja muito mais rápida. Entre eles destacamos o mel e o limão, dois ingredientes que contam com propriedades antibacterianas e antissépticas, além de contar com a hidratação do mel que reduzirá a coceira e dor de garganta.

Para fazer este xarope natural vai precisar de:

  • 2 copos de suco de limão natural
  • 6 colheres de chá de mel

Deverá verter apenas o suco dos limões em uma panela com mel e deixar cozinhar em fogo lente durante 1 hora ou, quando vir que fica com a textura de um xarope. Uma vez pronto, desligue o fogo, deixe esfriar e comece a tomar 2 colheres de sopa a cada 2 ou 3 horas, pouco a pouco irá notar melhorias.

4

Caso tenha muita tosse e sinta que tem o peito carregado de mucosidade, pode preparar uma infusão de gengibre, pois conta com propriedades expectorantes que ajudarão a eliminar o vírus e a melhorar a situação. Para preparar este remédio caseiro vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • Umas gotas de limão

Deverá misturar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante uns 5 minutos, depois deixe repousar e coe a mistura para ficar apenas com a água. Pode tomar 2 xícaras por dia desta infusão e notará como o seu peito se libera de mucosidade e pode respirar melhor.

Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe como usar o gengibre para a tosse.

5

Além disso, é imprescindível que, para curar a gripe rapidamente, descanse tudo o que sentir que o seu corpo precisa. Um erro muito comum é tentar continuar com a sua vida, ir trabalhar ou continuar cuidado da casa quando está doente. Este é um erro grave, porque se não descansar, o seu corpo não se poderá centrar em lutar contra o vírus e, por isso, arrastará os sintomas durante mais tempo e, pode acontecer não curar a gripe corretamente e, uma gripe mal curada, pode se converter em doenças mais graves como pneumonias. Por isso, não faça esforços, deixe o seu corpo repousar e, assim poderá combater a gripe mais rapidamente.

6

Também deve ter em conta a alimentação que segue durante os dias da doença, visto que os nutrientes que ingerimos dos ingredientes podem nos ajudar a fortalecer o organismo e permitir que a gripe melhor mais rapidamente. Alguns dos alimentos que pode incorporar na sua dieta são os seguintes:

  • Vitamina A: é rica em antioxidantes que manterão o seu estado de saúde em ótimas condições.
  • Vitamina C: ajuda a aliviar os sintomas da gripe graças às suas propriedades antibacterianas que reforçam o nosso sistema imunológico.
  • Alimentos imunoestimulantes: são uma série de ingredientes que reforçam as nossas defesas deixando-nos mais fortes para combater a doença. Destacamos o alho e a cebola por terem propriedades antivirais.
7

Um conselho muito importante para conseguir curar a gripe rapidamente é beber líquido em abundância. Água, caldos, sucos de laranja, etc, são opções saudáveis para conseguir hidratar o seu organismo e, por isso, permitir que possa reduzir as mucosas para impedir que o vírus se propague por mais partes do corpo. Além disso, a água ajuda a depurar o corpo eliminando as toxinas através da urina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a gripe rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.