Como curar a periodontite com remédios caseiros

Como curar a periodontite com remédios caseiros
Imagem: cdz.es

A periodontite é uma doença bucal que consiste na inflamação e infecção dos tecidos periodontais (ligamentos e ossos que seguram o dente). Pode ser crônica ou agressiva e, se não for tratada como é devido, pode dar lugar à perda dos dentes. A causa principal é o aparecimento de placa bacteriana. Se esta não for eliminada, as bactérias e toxinas regeneram-se e as gengivas começam a inflamar, dando lugar à primeira fase da doença, a gengivite. Se a inflamação não for tratada, a gengivite derivará na doença periodontal. A melhor forma de curá-la é seguindo o tratamento de um odontologista. No entanto, este pode ser complementado com alguns remédios caseiros que podem ajudar você a acelerar o processo. Se quiser saber como curar a periodontite com remédios caseiros, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Passos a seguir:
1

A alimentação é básica tanto para prevenir o aparecimento de doenças periodontais como para tratá-las se já tiverem surgido. Neste sentido, os alimentos antibacterianos são perfeitos para eliminar o excesso de placa bacteriana e fortalecer nossas gengivas. Os mais adequados são os ricos em vitamina C, D, betacarotenos e cálcio. Estes alimentos contam com propriedades antioxidantes que permitem a reparação do tecido conectivo e ajudam a curar a periodontite. Assim, se você tem esta doença, aumente seu consumo de cítricos, produtos lácteos, verdura, frutas secas e cereais como a aveia.

Imagem: hogarutil.com
2

Alguns óleos essenciais são altamente benéficos para o cuidado das gengivas, bem como para curar a doença periodontal. Especialmente os óleos de árvore de chá, o de cravo-da-índia e o de tomilho contam com propriedades antibióticas e antissépticas muito boas para a cura tanto de gengivite quanto da periodontite. Escolha o que mais gostar e aplique uma gota em sua escova de dentes ou diretamente sobre suas gengivas e massageie-as com cuidado. Faça-o duas vezes por semana.

3

Massagear as gengivas inflamadas e infectadas ajuda a estimular a circulação do sangue e a diminuir a dor provocada pela periodontite. Assim, além dos óleos essenciais, você também pode utilizar as folhas de alecrim esmagadas para fazer massagens suaves nas gengivas. O aloe vera é uma das plantas com mais propriedades medicinais e, por isso, também é eficiente no tratamento da periodontite. Portanto, você também pode utilizar sua polpa para massagear suas gengivas.

4

Os enxágues bucais caseiros podem ajudar você tanto a curar a doença periodontal como a preveni-la. Depois de escovar os dentes, faça enxágues com vinagre de maçã, já que suas propriedades antibacterianas favorecerão a eliminação da placa. Uma preparação caseira muito eficiente é misturar água, sal e camomila ou sálvia. Faça gargarejos com este enxágue caseiro após cada lavagem e você verá como, pouco a pouco, a placa diminui ou não aparece se for usado em modo de prevenção.

Imagem: salud180.net
5

É muito importante seguir o tratamento médico indicado por seu dentista, caso contrário os remédios naturais não terão efeito. Você deve ter em conta que os remédios caseiros por si só não curarão sua periodontite, devem ser apenas um complemento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a periodontite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.