Como curar a tendinite de ombro

Como curar a tendinite de ombro
Imagem: zumzi.md

Uma das articulações mais normalmente afetadas pela tendinite é o ombro, devido muitas vezes a lesões esportivas ou pela repetição mecânica de um movimento por causa de determinados trabalhos. A tendinite do manguito rotador é uma inflamação por sobrecarga dos tendões que gera dor e incômodos, impedindo inclusive atividades cotidianas. É importante procurar um médico ou traumatólogo após o aparecimento dos primeiros sintomas desta doença muscular. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como curar a tendinite de ombro.

Passos a seguir:
1

A dor no ombro ao realizar atividades cotidianas é o sintoma principal da tendinite de ombro, que pode chegar a ser muito dolorosa e incômoda. É importante que, perante o aparecimento da dor na articulação, você procure um médico ou ortopedista para que o examine e faça o diagnóstico apropriado.

2

Na maioria de casos de tendinite de ombro, o médico especialista receitará medicamentos anti-inflamatórios como tratamento para desinflamar os tendões e reduzir assim o inchaço e a dor. Lembre-se que a medicação deve ser sempre prescrita por um médico e não deve optar pela automedicação.

3

O repouso será fundamental para curar a tendinite no ombro, isto é, não realizar esforços desnecessários nem sobrecarregar a zona afetada. Ainda que haja a possibilidade de usar uma tipoia, o ombro é uma articulação difícil de imobilizar, pelo que você deverá ser consciente da necessidade de evitar movimentos e atividades que piorem a dor muscular.

4

Para minimizar a dor provocada pela tendinite nos ombros, podemos recorrer a tratamentos de frio-calor sobre a articulação. Será necessário aplicar compressas de frio durante uns 20 minutos umas 5 vezes ao dia; para isso, pode-se usar gelo envolto em um pano ou toalha para que não toque diretamente na pele. Por outro lado, aplicaremos também compressas quentes outras 4 vezes durante o mesmo tempo.

5

Os exercícios de fisioterapia, conduzidos por um especialista, são opções para tratar a tendinite de ombro, especialmente se a articulação tiver sido imobilizada. Da mesma forma, as massagens também poderão ajudar a reduzir as dores no ombro e melhorar a inflamação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a tendinite de ombro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.