Como curar a tosse com catarro

Como curar a tosse com catarro

A tosse é um mecanismo que o corpo usa para limpar as vias respiratórias. Costuma aparecer quando sofremos um resfriado, asma, uma infeção pulmonar, alergias ou sinusite. Além disso, também se manifesta com frequência em fumantes, sejam eles ativos ou passivos. Se a tosse não for tratada pode se tornar em algo contínuo, afetando a sua garganta e/ou peito, ou ser um obstáculo na hora de realizar as atividades diárias de um jeito produtivo. Quando vem acompanhada de expetoração ou catarro, pode inclusive ser bastante embaraçosa e desconfortável. Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber como curar a tosse com catarro com alguns remédios caseiros.

Remédio caseiro para tosse com catarro: vapor

Um dos remédios mais eficazes para curar o catarro são os vapores de água. Este remédio consiste simplesmente em ferver água e respirar o vapor. Você pode juntar sal à água ou também óleos ou ervas medicinais especiais para problemas respiratórios, como o eucalipto, pois ajudam a combater a expetoração e fazem com que você se sinta bem melhor. No nosso artigo como aliviar o resfriado com eucalipto, encontrará os passos a seguir.

Remédio natural para tosse com catarro: chá de pimenta do reino

Outra combinação muito eficaz para o catarro, pelo seu poder expetorante, é o mel com pimenta do reino. Prepare um chá da sua preferência e adicione uma colher de sopa de mel e uma pitada de pimenta do reino. Beba uma xícara três vezes ao dia e verá como expulsa a expetoração de forma mais rápida!

Cebola e mel para tosse

A cebola, conhecida pelas suas propriedades antibióticas, ajuda a desinfetar e a desinflamar, pelo que é ideal para curar a tosse com catarro. Você pode usar este ingrediente de várias formas, como respirar diretamente o seu odor durante alguns minutos por dia, repetindo pelo menos três vezes ao dia. Pode também fazer uma infusão com água de cebola fervida, chá, mel e um pouco de gengibre, ingerindo uma xícara três vezes ao dia. Você pode ainda optar por fazer um xarope de cebola e mel que ajudará a combater a tosse.

Alho para tosse com catarro

O alhotambém é conhecido como um poderoso antibiótico e é um dos remédios caseiros mais recomendados para curar a tosse com catarro. Você pode inalar o seu odor vários minutos algumas vezes ao dia ou comer o alho cru.

Remédio caseiro para a tosse com catarro: chá de tomilho

Entre as plantas medicinais que ajudam a curar a tosse com catarro, o tomilho destaca-se devido às suas propriedades, sendo muito fácil de conseguir por se tratar de uma erva bastante utilizada na cozinha. Você pode utilizá-lo do mesmo modo que o eucalipto, adicionando um punhado em uma panela com água fervendo, deixar no fogo durante 5 minutos e depois apagar. Inale os vapores que esta mistura libera e suas vias respiratórias ficarão bem melhores, repetindo três vezes ao dia.

Mel e limão para tosse com catarro

O suco de limão com mel é uma bebida muito simples de preparar e altamente eficiente para curar a tosse com catarro. O suco de limão é um excelente expectorante natural, que além disso nos oferece uma grande quantidade de vitamina C, enquanto que o mel é um antibiótico natural excelente, ajudando-nos a melhorar esta condição. Misture uma xícara de água quente com o suco de um limão e uma colher de sopa de mel, beba três vezes ao dia e verá como a sua tosse melhora!

Como curar tosse com catarro amarelo

A tosse com catarro amarelo pode indicar uma infeção bacteriana. Nesse caso, você deve consultar o seu médico assim que possível para que ele possa identificar a origem da tosse e recomendar um tratamento adequado para o seu caso. Contudo, você deve beber pelo menos dois litros de água por dia, tossir as secreções ao invés de engolir e apostar nos chás expectorantes supracitados.

Como tratar tosse com catarro verde

Assim como o catarro amarelo, a tosse com catarro verde pode ser sinônimo de infecção bacteriana. Além de seguir os conselhos indicados antes, aposte numa dieta rica em vitamina C para reforçar o sistema imunológico e combater a infeção mais facilmente. É essencial que você não tome nenhum medicamento para tosse seca para conseguir eliminar todo o catarro presente no sistema respiratório e evitar problemas mais graves como a pneumonia.

Dica: Confira quais são os alimentos ricos em vitamina C que você deve ingerir para combater a tosse.

Como tratar a tosse com catarro em bebê

A tosse com catarro em bebê pode indicar que um resfriado ou infeção está evoluindo para uma infecção bacteriana, pneumonia ou rinossinusite. Esteja atento a sintomas como a persistência da tosse, febre, mudança de coloração do catarro, atividade e desconforto respiratório. Caso o bebê esteja apresentando esses sintomas, você deve consultar o pediatra assim que possível.

Caso ele apenas esteja com tosse com catarro, você pode dar um banho morno no bebê com o banheiro fechado para que os vapores façam com que ele expulse o catarro e respire melhor. Se a sua casa é muito seca, invista num umidificador de ar no quarto do bebê.

Se o bebê ainda é muito pequeno e está sendo amamentado, a mamãe deve aumentar muito o consumo de água para oferecer o peito mais vezes. Se ele já aceita fórmula ou comida, ofereça mais líquidos no geral. A hidratação ajuda a manter as mucosas úmidas e a aliviar os sintomas. Fique atento também à obstrução nasal, uma vez que também provoca tosse. Lave o narizinho do bebê com um conta gotas ou com uma seringa pequena cerca de 10 vezes por dia. Pode parecer um número muito elevado, mas vai ajudar a combater a tosse do seu bebê!

Remédio para catarro no pulmão

Se o muco nas suas vias respiratórias está acumulando nos pulmões, o problema pode ser ainda mais incômodo. Você deve consultar o seu médico para que ele examine a origem do catarro, especialmente se os métodos naturais não estiverem fazendo com que você melhore. Confira esse artigo do umCOMO para conhecer os remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro.

Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a tosse com catarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se depois de usar estes remédios caseiros ou de consumir o seu medicamento habitual, a tosse com catarro não melhorar, consulte o seu médico assim que possível.
  • Se observar que sangra ao tossir ou que a frequência da tosse aumentou, consulte o seu médico.
  • Evite fumar e estar em lugares com muito fumo ou pó enquanto se estiver com tosse.
  • Proteja o seu pescoço do frio com um cachecol e proteja-se para não piorar a tosse.
  • Evite ingerir bebidas frias, prefira antes as infusões quentes.