Como curar as aftas na boca com aloe vera

Como curar as aftas na boca com aloe vera

As aftas na boca são pequenas feridas, que se localizam geralmente na mucosa bucal, sobretudo na língua, palato, gengivas e interior dos lábios, e que costumam gerar um grande incômodo. Entre as principais causas destas lesões encontramos uma inadequada higiene oral, algumas infeções virais, um sistema imunitário debilitado, uma má alimentação ou algum atrito ou mordida repentina. Felizmente, as aftas na boca desaparecem sozinhas em alguns dias, mas se quer reduzir os seus sintomas ou acelerar o seu processo de curação, também pode fazer uso de alguns bons produtos naturais para isso, como por exemplo o aloe vera ou babosa. Descubra no seguinte artigo de umComo como curar as aftas na boca com aloe vera e verá como notará uma grande melhoria.

Passos a seguir:
1

O aloe vera conta com poderosas propriedades cicatrizantes, regeneradoras e reparadoras, e graças a elas este é um dos melhores remédios naturais existentes para curar as aftas na boca. Ele ajudará as feridas a curarem mais rápido e, ao mesmo tempo, irá permitir que se livre dos incômodos que as aftas causam na cavidade bucal, as quais impedem que desfrute da comida e dos alimentos com normalidade. Além disso, o aloe vera evita a proliferação de bactérias, algo fundamental para que os tecidos danificados se recuperem totalmente.

2

Para curar as aftas na boca e iniciar este tratamento natural, você irá precisar da polpa de aloe vera. Caso tenha esta planta em casa, deverá apenas cortar uma das suas folhas (de preferência uma perto da base) e extrair a polpa gelatinosa que há no seu interior. Uma vez que tenha a polpa de aloe vera, verta um pouco em uma gaze esterilizada ou um cotonete e aplique diretamente sobre a afta na boca. Deixe atuar durante cerca de 5 minutos e, ao finalizar, retire a gaze com muito cuidado. Pode repetir o tratamento umas duas vezes ao dia até que as lesões e os incômodos desapareçam por completo.

3

Se não conta com uma planta de aloe vera, também poderá utilizar loções de gel de aloe vera que se vendem em farmácias ou em grandes supermercados. Para o aplicar sobre a afta na boca a tratar, deve seguir o mesmo procedimento que indicamos no passo anterior. Também tem a possibilidade de elaborar você mesmo o gel de aloe vera em casa, é muito simples de fazer e assim poderá conservar a loção e aproveitar assim todos os seus benefícios quando necessitar. Se quer descobrir a receita por completo, consulte o nosso artigo sobre como fazer gel de aloe vera.

4

Outra alternativa que também é eficiente para curar as aftas na boca com aloe vera, é preparar um enxágue bucal e usá-lo várias vezes ao dia para reduzir os incômodos e acelerar o processo de cura das feridas. Deve diluir o gel de aloe vera em um pouco de água e fazer enxagues fazendo ênfase na zona em que se encontra a afta.

5

Além do aloe vera, também existem outros produtos como o bicarbonato de sódio, o iogurte ou a água oxigenada que são eficientes no tratamento das aftas. Se quer saber de que forma os deve usar, não hesite em consultar o artigo como curar as aftas na boca.

Não se esqueça também da importância de escovar os dentes várias vezes ao dia com uma escova de cerdas suaves e sendo bastante cuidadosos, especialmente na zona perto da afta. E no caso das lesões aparecem com frequência na sua boca, consulte o seu médico com urgência para determinar a causa exata que está provocando esta condição.

6

Bocheche com essa solução que preparou com água e aloe vera.

7

Pode ver neste artigo como curar as aftas na língua.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar as aftas na boca com aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.