Como curar bronquite com remédios caseiros

Como curar bronquite com remédios caseiros
Imagem: sucosechas.com.br

Tosse é um dos sintomas que afeta a pessoa com bronquite, porém, o problema deve ser diagnosticado por um médico, já que a doença pode se confundir com outras doenças. Mesmo com tratamento medicamentoso, é possível se valer das receitas caseiras. Por isso, o umComo.com.br vai mostrar como curar bronquite com remédios caseiros.

Como identificar a bronquite

A tosse seca é o sintoma mais frequente e inicial da bronquite. Mas ela costuma se tornar produtiva nos dias que seguem uma crise. Assim, com a tosse vem junto uma secreção esverdeada ou amarelada.

Chiado no peito, dificuldade em respirar e faltar o ar são outros sintomas da doença, que pode apresentar ainda febre, inchaço dos pés e pernas e lábios e unhas arroxeados. Esses sinais podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe.

O tratamento medicamentoso é importante dependendo da intensidade das crises de bronquite, quando são ministrados antibióticos e anti-inflamatórios ao paciente, que devem ser prescritos unicamente por um especialista. Repouso e hidratação são outras recomendações.

Porém, a longo prazo, a pessoa que apresentar os sintomas da doença com frequência pode aprender a curar bronquite com remédios caseiros. Além disso, as dicas caseiras podem ser feitas paralelamente ao uso de remédios.

Também é importante saber a causa da bronquite, sendo que pessoas fumantes e idosas costumam apresentar maiores dificuldades de curar a doença. No caso dos fumantes, é preciso parar com o tabagismo.

Imagem: vivomaissaudavel.com.br

Remédios caseiros para bronquite

Mesmo quando o indivíduo não estiver apresentando crises de bronquite ele pode tratar a sua doença, bebendo com frequência chás que vão prevenir novos quadros do problema.

Entre as ervas mais eficientes para o tratamento caseiro da bronquite está o gengibre, que funciona como anti-inflamatório e expectorante, desinflamando os brônquios e retirando as secreções. Já a erva-doce é expectorante e também elimina as secreções.

O chá de malva é outro remédio caseiro para curar bronquite porque tem propriedades mucilaginosas, as quais diminuem a irritação da mucosa e, assim, o desconforto causado pela doença. Os alimentos também têm sua importância na hora de evitar as crises.

O melhor são aqueles que produzem menos dióxido de carbono na digestão, pois exigem menos trabalho do pulmão. Entre eles, estão os legumes crus, carnes magras e brancas e frutas pouco maduras. Para beber, prefira os líquidos sem açúcar.

Já os alimentos proibidos, principalmente, nas crises de bronquite são os refrigerantes, café e outras bebidas que tenham cafeína, como o chá preto e verde, chocolates e macarrão. Eles exigem mais dos pulmões, o que pode potencializar os sintomas da doença.

Além disso, uma alimentação saudável vai fortalecer e sistema imunológico e proteger o organismo, inclusive, da bronquite. Outros alimentos favoráveis são os ricos em zinco, em ômega 3 e nas vitaminas A e C.

A água, por sua vez, é fundamental porque permite ao catarro da tosse produtiva ser expelido. Por fim, fazer vapor é outra forma de tratar a bronquite, pois umedece os pulmões e ajuda na eliminação externa do catarro.

Para tanto, pode-se usar vaporizador, inalar o vapor no banho ou esquentar água em uma panela e depois aproximar-se com cuidado para inalar o vapor.

Imagem: donagiraffa.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar bronquite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.