Como curar e esconder feridas de herpes

Como curar e esconder feridas de herpes

O herpes labial são feridas dolorosas, cheias de líquido nos lábios ou à volta da boca, que aparecem nos piores momentos. Por norma, dura entre 10 a 14 dias e depois de ter tido uma vez, o vírus que o causa, permanece nas células nervosas da pele, causando feridas que nascem de forma periódica. Ficar em casa fechado durante duas semanas, não é uma opção, existem técnicas para acelerar o processo de cicatrização e para esconder as feridas enquanto elas curam.

Vai precisar de:
  • Antiviral oral com receita médica
  • Creme antiviral sem receita médica
  • Vaselina
  • Base de maquilhagem líquida sem óleo
  • 2 esponjas de maquilhagem sem látex
  • Corrector líquido
  • Dois cotonetes
  • Pó facial
  • Bola de algodão
  • Batom ou gloss
Passos a seguir:
1

Fale com o seu médico para obter uma receita para um medicamento antiviral oral. Se começar a tomá-lo assim que começar a sentir um formigueiro no lábio, que é um sinal de que a ferida está prestes a aparecer, poderá conseguir diminuir a duração e diminuir a dor.

2

Utilize um creme antiviral sem prescrição médica ou uma pomada sobre a ferida, aplicando segundo as instruções do creme. O creme antiviral alivia o desconforto e diminui o tempo de cura, também pode ser usado como proteção para a sua maquilhagem. Se não tiver nenhum creme antiviral consigo, use vaselina, que também funcionará como um protetor e ajudará com o ressequimento e as gretas.

3

Aplique base líquida de maquilhagem sem óleo no rosto, à exceção da zona com herpes labial, com uma esponja de maquilhagem sem látex.

4

Mergulhe um cotonete de algodão numa quantidade pequena de base líquida e aplique suavemente sobre a zona infectada, misture suavemente a base na zona infectada. Após utilizar o cotonete, coloque-o imediatamente no lixo. Também poderá colocar a base líquida nos lábios com feridas com uma esponja de maquilhagem, mas não se esqueça de a deitar fora após a sua utilização, para evitar a propagação do vírus.

5

Coloque pó facial no rosto, à exceção da zona com herpes labial. Passe levemente uma quantidade pequena de pó facial sobre a zona afetada com uma bola de algodão. Evite usar muito pó para que a área afetada não fique demasiado carregada.

6

Utilize um batom ou um gloss para tapar a ferida no lábio. Para evitar a propagação do herpes facial, não aplique o batom ou o gloss diretamente nos lábios. Passe um pouco de batom ou gloss na parte de trás da sua mão. Use um cotonete para retirar e aplicar o batom ou o gloss para os seus lábios. Não reutilize o cotonete. Deite-o imediatamente no lixo.

Leia também: Como tratar uma ferida no pênis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar e esconder feridas de herpes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não apertar, beliscar ou arranhar as feridas. Fazer isso só vai retardar o processo de cicatrização das feridas e irritar, por isso vai ser mais fácil de tapar.
  • Lave as mãos imediatamente após a aplicação do creme antiviral nas zonas infectadas para evitar a propagação do herpes labial.