Como curar micose de unha

Como curar micose de unha
Imagem: clinicahealthy.com.br

A micose nas unhas, conhecida também como onicomicose, é um problema bastante comum e costuma afetar normalmente as unhas dos pés, embora também possa ocorrer nas unhas das mãos. Ocorre com mais frequência nas unhas dos pés devido ao ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação dos fungos. Todos nós podemos contrair fungos, especialmente se formos esportistas, idosos, sofrermos de HIV ou de diabetes. Assim que se deteta o aparecimento de micose de unha, é bastante importante tratá-la o mais rápido possível, para evitarmos assim a de outras pessoas em casa e principalmente de outras unhas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como curar micose de unha.

Passos a seguir:
1

Existem várias formas de contágio de micose, mas as mais comuns são as seguintes:

  • Utilização de alicates de cutículas, lixas ou tesouras não esterilizadas. Por isso, quando for ao salão de beleza, certifique-se que a sua esteticista tem estes instrumentos todos esterilizados.
  • Utilização de peças em comum com outras pessoas, como botas ou luvas.
  • Andar descalço em pisos públicos ou úmidos.
2

A micose de unha manifesta-se através de uma modificação da cor da unha, ficando mais amarelada, um engrossamento da mesma, o que a deforma e por conseguinte a torna mais fácil. Mas, para que consiga detetar corretamente se tem fungos nas unhas, veja o nosso artigo.

3

Caso detete algum dos sinais descritos no passo anterior, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. Tratar de imediato a micose de unha, irá reduzir as probabilidades de a infeção voltar a aparecer de novo e de ter que remover a unha cirurgicamente.

4

Dependendo da gravidade do problema, o seu médico irá receitar-lhe o tratamento mais indicado para o seu caso. Assim, pode-lhe ser receitado medicamentos de uso tópico, como pomadas ou cremes, medicamentos de uso oral, em cápsulas e comprimidos ou esmaltes anti-fúngicos.

5

Para além de seguir as indicações do seu médico, pode completar o tratamento com alguns remédios caseiros. Por suas propriedades anti-fúngicas e antimicrobianas, o alho é um ótimo remédio caseiro para o tratamento da micose de unha. Para isso, deverá colocar um dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e aplicar a mistura na unha afetada 3 vezes ao dia.

Imagem: farmadelivery.com.br
6

Para além disso, também poderá colocar os seus pés de molho numa solução de água com vinagre, todas as noites antes de ir dormir durante cerca meia hora. A acidez do vinagre ajuda a diminuir o pH das unhas, o que por sua vez impedirá a proliferação dos fungos.

Imagem: bluebutterflyconsulting.net
7

Deve também ter alguns cuidados especiais com a sua unha afetada, como:

  • Deixar ao máximo os seus pés respirarem, utilizando sempre que possa calçado aberto, como chinelos.
  • Evitar calçado justo ou apertado demais.
  • Depois do banho, da piscina ou de qualquer atividade que deixe seus pés molhados, secar de imediato muito bem entre os dedos.
  • Não retirar a cutícula, uma vez que esta tem a função de proteger a unha de fungos e bactérias.
  • Não utilizar tesouras, lixas ou alicates de cutículas não-esterilizados.

Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento

Imagem: nailmove.com
8

E se foi afetado por micose no rosto ou na virilha, confira os nossos conselhos para os respetivos tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar micose de unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se que na presença dos sintomas de micose de unha, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico.