Como curar o fígado gordo com remédios caseiros

Como curar o fígado gordo com remédios caseiros

O fígado gordo ou esteatose hepática é uma condição importante que requer cuidado para evitar danos hepáticos que possam colocar em risco a sua saúde. Além de seguir à risca as indicações do seu médico e ter em conta algumas medidas para curar o fígado gordo, pode utilizar várias opções naturais que ajudarão a melhorar o estado deste órgão e a fomentar a sua saúde. No umCOMO vamos dar-lhe alguns conselhos para saber como curar o fígado gordo com remédios caseiros.

A importância da dieta

É muito importante que antes de colocar em prática qualquer remédio natural, compreenda que para tratar o fígado gordo é necessário modificar de forma importante a sua alimentação e hábitos com o objetivo de reduzir a ingestão de gordura e fomentar uma rotina muito mais saudável.

Se não seguir estes passos, dificilmente conseguirá alcançar a recuperação hepática necessária, o que poderia por em risco o seu fígado facilitando o aparecimento de doenças muito perigosas como a cirrose. Por isso, recomendamos que leve a cabo uma dieta para o fígado gordo que lhe ajude a reduzir a ingestão de alimentos nocivos e a melhorar a sua saúde hepática.

Alcachofras

A alcachofra é um vegetal que deve incorporar na sua dieta se a meta for melhorar o seu fígado gordo. Este alimento conta com poucas calorias, é um excelente diurético mas além disso ajuda a regular o colesterol e o açúcar no sangue, beneficiando de forma importante a sua saúde e diminuindo a absorção de gordura.

A recomendação é comer alcachofra pelo menos duas vezes por semana, sempre natural e em preparações leves como ao forno ou cozida, sem queijo, cremes ou molhos. Nas lojas de produtos naturais poderá encontrar as suas folhas para realizar infusões, ou cápsulas para tomar e melhorar o estado do seu fígado.

Nêsperas

A nêspera é conhecida por ser um bom remédio natural para curar o fígado gordo, uma vez que melhora as funções hepáticas graças ao seu efeito depurador sobre o corpo. Pode comer duas nêsperas por dia para melhorar o estado deste órgão.

Além disso, pode tomar um copo do suco destes frutos todos os dias para reforçar o tratamento médico desta condição hepática.

Beterraba e rabanetes

Outros alimentos que se podem incorporar na dieta e que ajudam a curar o fígado gordo são os rabanetes e a beterraba. Ambos ajudam a desinflamar e a depurar o fígado, tendo poucas calorias e tornando-se bastante nutritivos.

O rabanete pode consumir-se cru em saladas, enquanto que a beterraba apenas requer uma breve cozedura em água a ferver para se tornar num ingrediente ideal para saladas e acompanhamentos.

Cardo mariano

O cardo mariano é uma das plantas mais usadas para ajudar no tratamento do fígado gordo. As suas folhas secas servem para fazer uma infusão que ajuda a melhorar as funções hepáticas protegendo o fígado, mas além disso as lojas naturais oferecem este produto em cápsulas e gotas, fazendo com que a sua ingestão se torne muito simples.

Em infusão deve-se consumir 3 xícaras por dia com uma colher de sopa de cardo mariano em cada uma. Se tomar em cápsulas recomenda-se ler as instruções do produto, embora o habitual sejam 420 mg por dia, o que corresponde a várias cápsulas segundo a apresentação de cada marca.

Dente de leão

Outra planta excelente para curar o fígado gordo com remédios caseiros é o dente de leão. Este é um dos depurativos naturais mais potentes, ajudando a limpar o fígado e a melhorar a saúde hepática. Pode encontrar-se com facilidade em qualquer loja de produtos naturais uma vez que se trata de uma das plantas medicinais mais comuns.

Recomenda-se consumir em infusão pelo menos 3 xícaras por dia.

Boldo

Das plantas associadas ao tratamento para o fígado gordo, o boldo é também bastante popular. Ajuda a depurar este órgão, eliminando a acumulação de gordura facilitando assim a sua recuperação. Consome-se habitualmente em infusões seguindo as instruções anteriormente indicadas para o dente de leão.

Outra opção para tomar boldo é em cápsulas que se vendem em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias.

Limão

Se não tem problemas de acidez ou sensibilidade aos cítricos, pode adicionar limão a estas infusões, assim como às suas saladas ou bebidas, uma vez que se trata de um dos produtos naturais melhores para limpar, ajudando o nosso corpo a eliminar as gorduras acumulados, pelo que é um excelente remédio para a esteatose.

Gengibre

O gengibre contém vários antioxidantes e minerais essenciais para combater este transtorno hepático e que, além disso, graças às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias oferece-nos muitos mais benefícios para a saúde, como aliviar as dores articulares, as enxaquecas e problemas gastrointestinais e circulatórios.

Para se beneficiar da raiz deste alimento, pode optar por adicionar a sua raladura na comida, por exemplo nas saladas ou como acompanhando em alguns pratos, ou pode optar por tomar cápsulas que encontrará à venda em lojas especializadas e farmácias ou fazer uma infusão.

Para preparar um chá de gengibre deverá ralar a raiz até obter 2 colheres de sopa, terá de as colocar em um recipiente e esmagá-las um pouco, adicionando depois água quente e deixando repousar por 5 ou 10 minutos. Depois deverá coar e tomar o chá 15 minutos antes de cada refeição.

Outra forma de fazer esta infusão é cortar 2 ou 3 rodelas desta raiz e colocar a ferver em 1 litro de água, deixe cozinhar durante 15 minutos e coe o líquido obtido. Deixe esfriar um pouco antes de tomar 3 vezes por dia, uns minutos antes das refeições.

Conselhos para melhorar o fígado gordo

Não se esqueça que estes remédios caseiros para curar o fígado gordo devem ser acompanhados por uma dieta saudável, por exercício físico e por várias mudanças nos hábitos para garantir a saúde e melhorar o estado hepático. Além disso, é imprescindível que um médico faça um seguimento do seu estado e decida se precisa ou não de um tratamento médico e que remédios caseiros são mais apropriados para o seu caso em concreto.

Se conhecer saber mais sobre os hábitos que convém colocar em prática, especialmente na sua alimentação, então consulte estes artigos:

  • O que comer se tenho fígado gordo
  • Como cuidar do fígado
  • Verduras para limpar o fígado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o fígado gordo com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.