Como curar o resfriado com cebola

Como curar o resfriado com cebola

De certeza que já alguma vez recomendaram que utilizasse a cebola para combater a tosse ou a congestão nasal. Ela tem sido utilizada durante séculos para tratar inúmeras doenças. A milenária medicina chinesa já reverenciava a cebola por suas propriedades medicinais, anti-inflamatórias e descongestivas, os índios utilizavam-na para prevenir gripes e resfriados. Hoje em dia a cebola continua sendo utilizada como remédio caseiro por ser capaz de prevenir os sintomas mais comuns do resfriado.

Quer saber mais? Então, não deixe de ler o seguinte artigo do umCOMO e descubra como curar o resfriado com cebola. Vamos explicar para você quais são os benefícios e propriedades que fazem dela um remédio muito eficaz contra a gripe e o resfriado. No inverno... não desgrude da cebola!

Composição da cebola

Antes de saber como curar o resfriado com cebola, é necessário que conheça tudo o que este alimento pode oferecer a você. Somos conscientes de que é um dos alimentos imprescindíveis em quase qualquer cozinha e que pode ser consumida e/ou cozinhada de múltiplas formas, mas se por algo a cebola se destaca é por ser um tempero imprescindível em inúmeros pratos. Mas, sabia que além de suas propriedades culinárias a cebola conta com várias propriedades medicinais e nutritivas?

A cebola é composta por 90% de água, mas o que mais surpreende são todos os benefícios e nutrientes que se encontram nos 10% restantes, como minerais (potássio, magnésio, fósforo, enxofre, sódio, cálcio...), aminoácidos essenciais, fibra, vitaminas (B, E e C) que dão a ela uma qualidade antioxidante e inúmeros óleos essenciais.

Propriedades e benefícios da cebola

Entre as propriedades curativas da cebola encontramos que se destaca por sua potente ação diurética. Esta é, sem dúvida, uma das propriedades mais conhecidas deste alimento e, por isso, a cebola se converteu em um aliado para todos aqueles que sofrem de insuficiência renal, cálculos renais, edemas, gota ou, inclusive, hipertensão. Lembre-se que seu efeito diurético é devido a ser composta por 90% de água, ser rica em fibra e, por outro lado, ser pobre em calorias e açúcares, por isso é perfeita para incluir em qualquer dieta. Além disso, se for consumida crua é perfeita para eliminar toxinas e estimular os órgãos que fazem parte do aparelho digestivo (estômago, pâncreas, fígado, vesícula...) para segregar as substâncias necessárias para seu bom funcionamento.

Mas, além de seu poder diurético, a cebola conta com propriedades benéficas para nossa saúde que nos ajudarão a combater os sintomas de gripe e resfriado. Falamos da sua ação expectorante que permite tratar resfriados, bronquite, faringite ou alguns dos múltiplos problemas respiratórios, como asma ou alergias. Graças ao seu poder expectorante, fungicida e bactericida acabará com as gripes e resfriados de forma rápida e eficaz.

Por outro lado, a cebola é um alimento cardioprotetor, ou seja, graças às suas propriedades antitrombóticas, hipotensoras e hipolipemiantes é capaz de reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos de nosso organismo, baixar a pressão e evitar possíveis tromboses que possam afetar gravemente a nossa saúde.

Estas são algumas das propriedades mais destacadas e relevantes da cebola, apesar de contar com infinitos benefícios que fazem deste um alimento perfeito para consumir diariamente.

Remédios caseiros para curar o resfriado com cebola

Agora que já conhece melhor o que a cebola pode fazer pela sua saúde, descubra alguns dos melhores remédios caseiros para curar o resfriado com cebola e comece a tomá-los o quanto antes como apoio ao tratamento médico.

Cebola, mel e limão

Sabemos que a cebola possui efeitos diuréticos, analgésicos e expectorantes, entre outros, por isso se converteu em um antibiótico natural eficaz contra a gripe e o resfriado. O limão, por sua vez, é uma fonte rica em vitamina C que defenderá você de bactérias e vírus enquanto estimula o sistema imunológico e limpa o seu organismo. Por falar do mel, uma das medicinas naturais mais extraordinárias, pois conta com poderes antissépticos e antibióticos e combate os problemas respiratórios. Por isso, unir os três ingredientes em um chá é um remédio perfeito para tratar o resfriado. Para prepará-lo precisará de:

  • 1 cebola
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de mel

Quando tiver os ingredientes, corte a cebola e coloque para ferver em um litro de água. Quando tiver reduzido para metade, adicione o suco de limão natural. Pode tomar o caldo resultante a cada duas horas, fará muito bem a você. No dia seguinte poderá tomar o chá a cada três horas para favorecer a cura do resfriado. Para dar um pouco mais de sabor doce e mais propriedades medicinais, recomendamos adicionar uma colher de mel ao caldo.

Cebola contra a tosse e a congestão

O remédio mais conhecido contra a tosse é o uso da cebola crua. Corte a cebola crua em pedaços finos e depois coloque o prato com a cebola junto do seu criado-mudo ou perto da almofada, uma hora antes de se deitar. Com isso conseguirá abrir as vias respiratórias e dilatá-las para poder respirar muito melhor e, assim, reduzir também os ataques de tosse e a congestão nasal. Geralmente este remédio é utilizado para combater a tosse de catarros leves. Lembre-se que a cebola crua aumentará e reforçará as suas defesas.

Cebola, alho e mel

Junto com a cebola, o alho e o mel são mais dois alimentos potentes que ajudarão a combater a gripe e o resfriado. O alho estimulará as suas defesas e protegerá você de agentes externos como vírus e bactérias, enquanto o mel trará inúmeras vitaminas, minerais e nutrientes, aliviará a garganta e contribuirá com antioxidantes e propriedades antimicrobianas. Para preparar este remédio precisará de:

  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara de mel

Pique o alho e a cebola até que fiquem bem finos. Quando estiver tudo bem picado, coloque em um recipiente de vidro e adicione a xícara de mel. Depois, feche hermeticamente e deixe a mistura repousar por 15 horas, aproximadamente. Pronto! Para que o remédio caseiro à base de cebola cure o seu resfriado deverá tomar 4 ou 5 colheres de sopa por dia até sentir que os sintomas diminuem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o resfriado com cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.