Partilhar

Como curar uma cicatriz

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma cicatriz

Não limpar bem uma ferida, não cuidar dela o suficiente ou expô-la demais são alguns dos fatores que podem levar a uma má cicatrização. Se você quer que fique a menor marca possível, deve aprender como curar uma cicatriz adequadamente. Neste artigo de umComo.com.br damos a você alguns conselhos simples e truques para melhorar a cura e a recuperação da lesão, bem como prevenir possíveis problemas posteriores, como as infecções.

Também lhe pode interessar: Como tirar cicatrizes de feridas
Passos a seguir:
1

Para saber como curar uma cicatriz o primeiro que você deve ter em conta é que não deve expor suas feridas ou cicatrizes ao sol. A radiação pode afetar a recuperação da cicatriz provocando que a marca fique durante mais tempo sobre sua pele. Este conselho não só é válido para operações cirúrgicas, mas também para tatuagens recentes. Lembre-se que elas também são cicatrizes.

2

Caso sua cicatriz esteja em uma zona descoberta ou que você queira tomar sol, deverá aplicar uma proteção solar de fator 50. Aplique o creme entre quinze minutos e meia hora antes da exposição ao sol e repita com frequência enquanto estiver exposto ao sol.

3

Para saber como curar uma cicatriz você deve saber que a hidratação da ferida é imprescindível. Você deverá manter a zona hidratada constantemente utilizando cremes, óleos, vaselinas... Bem como bandagens que ajudem a reter a umidade.

4

Massageie a zona da cicatriz com muito cuidado. Sobretudo na hora de aplicar o creme você pode fazer movimentos circulares com os dedos, assim não só fará com que penetre melhor, mas também aliviará a inflamação. É ideal fazê-lo para queimaduras e não se aconselha em caso de infecções.

5

Os movimentos da própria pele e inclusive da roupa podem produzir esticamentos e pressões sobre a cicatriz. Por isso, é altamente recomendável vendá-las com suturas adesivas. Lembre que, além disso, devem ser transpiráveis e esterilizadas. Além disso, para evitar o atrito e ajudar na cicatrização você pode aplicar gel de silicone líquido. Lembre que a utilização de cremes, unguentos e demais remédios deve ser controlada por um médico.

6

Se sua ferida já tiver cicatrizado e se tiver ficado muita marca, brinque de camuflagem. Se a marca for ficar a vida toda, você pode maquiá-la ou então tatuá-la (sobretudo em caso de perda de sobrancelhas, etc.). Existem inúmeras técnicas: em umComo te contamos como disfarçar cicatrizes e como maquiar uma cicatriz.

7

Se sua cicatriz interferir em sua vida pessoal ou profissional, a psicoterapia ajudará você a tratar deste transtorno e a melhorar a sua qualidade de vida. Não hesite em pedir ajuda aos profissionais. Como último recurso você pode recorrer à cirurgia se a cicatriz se tornar um grave problema estético.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma cicatriz, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar uma cicatriz

Como curar uma cicatriz
Como curar uma cicatriz

Voltar ao topo da página