Como curar uma contratura muscular

Como curar uma contratura muscular

Uma contratura trata-se de uma contração involuntária, duradoura ou permanente, de um ou mais grupos musculares. São comuns em esportistas, mas qualquer pessoa pode sofrer de uma contratura ao exercer demasiada força sobre um músculo ou por exemplo por uma má postura. Também são comuns as contraturas nas cervicais produzidas por uma má postura ao se sentar ou por passar muitas horas na mesma posição. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos sobre como curar uma contratura muscular.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que quando ocorre uma contratura muscular é indispensável não forçar a zona afetada, ou seja, fazer repouso e, se for necessário, imobilizar os músculos afetados.

2

Além disso, quando acreditamos que temos uma contratura ou algum outro problema muscular, é necessário consultar um médico ou fisioterapeuta para que nos examine e faça o diagnóstico adequado. Desta forma, também determinará o tratamento adequado que deve seguir.

3

Além das recomendações médicas, na hora de curar as contraturas e, especialmente para aliviar as dores, é muito útil a aplicação de calor na zona afetada. Para isso, pode usar almofadas elétricas ou compressas de calor.

4

Os duches com água quente também são muito benéficos para curar uma contratura muscular e reduzir a dor na zona afetada. Do mesmo modo, os banhos de contraste, ou seja, frio-calor também pode ser benéficos para aliviar os incômodos.

5

Por outro lado, as massagens na zona da contratura também podem ajudar a que os nossos músculos voltem à normalidade e desse modo curar a contratura muscular. Ainda assim, é necessário que seja um profissional a realizar a massagem para não piorar a situação.

6

A prevenção das contraturas será também um fator chave, por isso será necessário fazer exercícios de aquecimento antes do desenvolvimento de uma atividade esportiva. Devemos aquecer todos músculos do corpo, mas especialmente a área sobre a qual vamos trabalhar.

7

Além disso, existem algumas profissões mais predispostas a sofrer de contraturas musculares devido ao desenvolvimento da sua atividade. No caso de pessoas que têm que passar muitas horas sentadas, é fundamental saber como se sentar de forma adequada e como ter uma boa postura diante do computador.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma contratura muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.