Como curar uma distensão na panturrilha

Como curar uma distensão na panturrilha

As pessoas que praticam esporte de maneira habitual são mais propensas a sofrer uma distensão na panturrilha. Um mau gesto ou uma sobrecarga muscular podem causar o rompimento no qual o músculo fica em tensão durante um tempo, que pode ir de poucos minutos e se estender até algumas semanas. Se você sofre de distensão na panturrilha tem que saber que basta ser paciente para esperar que volte ao lugar. Claro que, pode acelerar o processo com uma série de técnicas que neste artigo de umComo revelamos a você. Continue lendo e poderá saber como curar uma distensão na panturrilha em casa e com muita paciência.

Passos a seguir:
1

Quando uma panturrilha se contrai é porque o músculo travou devido à excessiva tensão na área. Deste modo, a panturrilha fica rígida mantendo os tendões e as fibras musculares tensas, provocando uma dor intensa na zona. Os motivos que provocam a distensão da panturrilha são vários; a seguir detalhamos a você os mais comuns:

  • Ter começado a trabalhar o músculo sem antes ter aquecido ou alongado o corpo.
  • A falta de potássio também pode fazer o seu músculo se contrair ao fazer exercício. O motivo é que este nutriente é fundamental para tratar as células do corpo e transmitir a energia necessária para trabalhar o físico. Neste artigo pode descobrir os alimentos ricos em potássio.
  • Quando temos um nervo irritado também podemos contrair a panturrilha; a irritação pode vir de uma hérnia discal ou de um período de estresse.
  • Por sobrecarga do músculo. Pode ter exercitado demais a zona, que atingiu o seu limite e isso pode ter causado a distensão.
2

Para curar uma distensão na panturrilha pode seguir uma série de recomendações que ajudarão você a atenuar a dor e a acelerar o processo de recuperação. Deve ter em conta que esta lesão pode se prolongar de poucos minutos a, inclusive, um mês; por isso recomendamos a você que tenha paciência e que siga este processo que conseguirá aliviar o seu mal-estar.

  • Para aliviar a panturrilha é importante fazer alongamentos. Não tem que forçar, mas tem que pressionar e sentir um pouco de dor, assim poderá fazer com que o músculo volte ao seu lugar.
  • Também é importante fazer massagem na zona para conseguir reposicionar o músculo e aliviar a tensão que está sofrendo; lembre-se que a distensão na panturrilha dá-se porque as fibras musculares estão tensas, por isso é importante relaxar com uma massagem.
  • O repouso deve ser o seu melhor aliado para poder aliviar uma distensão na panturrilha. O músculo deve descansar e recuperar, por isso não faça esporte nem exercício e tente ficar o máximo que puder em uma posição cômoda e relaxada.
  • Adicionar bananas ou alimentos ricos em potássio à sua alimentação é totalmente recomendado para incentivar a que as células trabalhem para reparar a lesão.
3

Além do que acabamos de indicar, também pode tratar com remédios naturais uma distensão na panturrilha já que alguns ingredientes da natureza podem ajudar a aliviar os sintomas e a acelerar a recuperação muscular. Entre os remédios que existem, estes são os mais eficientes para tratar a distensão na panturrilha:

  • Cavalinha: tem um alto conteúdo em sílice, um componente perfeito para ajudar a reparar os tecidos do corpo que se encontrem em mau estado. Tome 2 infusões diárias de cavalinha e sentirá como o seu corpo se recupera aos poucos.
  • Infusão de casca de salgueiro: ajuda a aliviar a dor pois tem um alto conteúdo em salicina. Pode tomar uma infusão feita com a casca seca do salgueiro e reduzirá o incômodo produzido pela contração da panturrilha.
  • Óleo de onagra: é também um aliado para tratar a distensão na panturrilha pois tem propriedades anti-inflamatórias. O aconselhável é esfregar a zona fazendo uma massagem suave com este óleo essencial que ajudará você a aliviar o músculo.
4

Uma vez tenha que conseguido curar uma distensão na panturrilha, é importante saber o que fazer para prevenir que esta lesão volte a ocorrer quando você treinar. É importante continuar praticando exercício, desde que esteja completamente curado, mas se aquecer antes de treinar e alongar depois de cada sessão, assim manterá os músculos em perfeita forma para continuar com a sua rotina de exercícios.

Também é importante adicionar alimentos que contenham altos níveis de potássio para se assegurar de que suas células musculares estão protegidas por dentro. É importante não forçar quando fizer esporte e que preste atenção ao seu corpo quando ele diz para parar; também se recomenda intercalar o treinamento (um dia sim, um dia não) para evitar sobrecarregar seu corpo e sofrer com um treinamento exagerado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma distensão na panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.