Como curar uma micose na virilha

Como curar uma micose na virilha
Imagem: primeiraedicao.com.br

A micose na virilha, também conhecida como tinea cruris, é uma infeção fúngica de pele bastante comum. Esta infeção afeta normalmente as virilhas, coxas e nádegas, gerando coceira e vermelhidão na zona. Este tipo de infeção é causada por fungos que vivem no ambiente. O seu aparecimento é mais comum no verão devido ao suor e ao uso de roupas de banho molhadas por algum tempo, que favorecem a proliferação do fungo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como curar uma micose na virilha.

Passos a seguir:
1

O fungo causador da micose é chamado de Trichophyton rubrum e é um habitante normal da nossa pele, uma vez que o nosso sistema imunológico permite mantê-lo sob controle, desde que a pele se mantenha limpa e seca. No entanto, no verão, passamos por vezes longos períodos com a roupa de banho molhada vestida, o que favorece a proliferação deste fungo. Tanto homens como mulheres podem sofrer de micose na virilha, no entanto os homens são os mais afetados.

2

O tratamento da micose da virilha é feito à base de pomadas antifúngicas. Caso, a micose já esteja espalhada por outras regiões da pele, poderá ter de tomar anti-fúngicos orais. Normalmente, o tratamento é feito entre três a seis semanas. No entanto, mesmo que os sintomas da micose tenham desaparecido após este período de tempo, é recomendável continuar a aplicar a pomada por mais 15 dias, para evitar uma nova infeção.

3

Durante o tratamento da micose mantenha a pele limpa e seca, podendo mesmo aplicar talco na região inguinal para manter a zona seca.

4

Se praticar exercício físico, não aguarde muito tempo até tomar banho, para evitar de andar com a zona das virilhas com suor durante um longo período de tempo. Tente evitar também tomar banho com água muito quente.

5

Deve também evitar o uso de roupa interior muito apertada durante o tratamento da micose na virilha. No caso das mulheres, deverão utilizar calcinha de algodão e evitar usar calças demasiado justas. Não use a mesma roupa interior após o banho.

6

Depois do banho, não utilize a mesma toalha para secar a zona afetada e o rosto, utilize toalhas diferentes.

Veja também: Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

7

Se tem micose facial, veja o nosso artigo sobre como eliminar uma micose no rosto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma micose na virilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.