Como curar uma tendinite

Como curar uma tendinite

A tendinite ocorre ao sobrecarregar os limites de resistência de um tendão, quer seja por excesso de exercício, más posturas ou pela repetição sistemática de um movimento, por exemplo ao trabalhar em determinados ofícios. É muito comum que esta condição ocorra em tendões do ombro, cotovelo, punho ou pé, por isso além da dor podem causar um grande transtorno para o desenvolvimento da vida quotidiana. Deverá visitar um médico para que o examine e lhe dê um tratamento adequado, mas também são úteis estes conselhos de umComo sobre como curar uma tendinite.

Passos a seguir:
1

É muito importante a prevenção das tendinites, especialmente ao fazer esporte. Para isso, será necessário fazer exercícios de aquecimento prévios ao desenvolver a atividade esportiva. Deveremos aquecer todos os músculos do corpo, mas especialmente os da área em que vamos trabalhar.

2

Caso acredite que sofre de uma tendinite, deverá ir a uma consulta médica para que o especialista o examine e faça um diagnóstico apropriado. Desta forma, também poderá receitar-lhe o tratamento adequado, que no caso dos tendões inflamados, costuma basear-se em medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço, e por conseguinte, a dor.

3

Em alguns casos, para curar a tendinite será necessário imobilizar a zona em questão, quer seja mediante uma atadura, gesso, etc. O objetivo será evitar movimentos bruscos nessa zona inflamada e impedir que se transforme numa dor crônica.

4

No entanto, pode ajudar a tratar a tendinite realizando um tratamento de frio-calor sobre a área dorida. Deve aplicar compressas frias durante uns 20 minutos umas 5 vezes ao dia, para isso, pode envolver gelo num pano ou toalha para que não toque diretamente na pele. Por outro lado, deve também aplicar compressa quentes 4 vezes ao dia durante o menos tempo.

5

Geralmente as massagens também são úteis para os casos de tendinites, mas devem ser sempre feitas por um fisioterapeuta ou um especialista, caso contrário podem ser contraproducentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma tendinite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não sobrecarregue os seus tendões e músculos.
  • Faça aquecimentos antes de fazer esporte ou atividade física.
  • Visite o médico caso acredite que sofre de uma tendinite.