Como curar virose de praia

Como curar virose de praia

É comum ouvir em algumas praias durante o verão que alguém está com "virose de praia". Vômito, diarreia, dores abdominais, desidratação e febre são os principais sintomas que caracterizam esse tipo de virose.

Definir esse conjunto de sintomas como virose pode soar um tanto quanto vago. Acontece que no verão a população das regiões de praia aumenta drasticamente, o que como consequência acaba sobrecarregando condições sanitárias. É por isso que muitas vezes os médicos dão o diagnóstico de virose sem saber a causa exata, tampouco um remédio específico.

Diferentes condições podem causar esses sintomas, mas na grande maioria das vezes, todas estão ligadas a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou acontecem por via respiratória.

Para não estragar o seu verão, veja as informações que o umCOMO reuniu sobre como curar virose de praia.

Como prevenir virose de praia

Para que você não seja pego de surpresa por sintomas desagradáveis que te obrigarão a ficar na cama e perder preciosos dias do seu verão, alguns cuidados básicos podem evitar a virose de praia. O mais simples deles é manter as suas mãos limpas, lavar algumas vezes por dia e antes de comer já faz uma grande diferença na hora de evitar a virose de praia.

Aproveite também para manter seus utensílios de cozinha limpos e a geladeira em ordem. Alimentos mal conservados são uma das principais causas da infecção alimentar, que é uma das causadoras da virose de praia, e no verão estão ainda mais vulneráveis a estragarem por causa das temperaturas elevadas. Um pequeno alimento mal conservado na sua geladeira pode contaminar os outros. O ideal é descartar alimentos que estão há mais de 2 dias no refrigerador.

O cuidado deve ser redobrado na hora de cozinhar. Lave bem e cozinhe os alimentos em uma temperatura acima de 74ºC para que os micro-organismos sejam realmente eliminados. Após comer, armazene os alimentos na geladeira mesmo que ainda estejam quentes. A temperatura do refrigerador deve estar entre 4 e 10ºC.

Quando for comer na praia ou em restaurantes, repare na higiene do local e dos atendentes. Um bom termômetro é reparar se os atendentes manipulam alimentos e dinheiro com as mesmas mãos e se eles lavam as mãos constantemente.

Outro fator que influencia a contaminação por uma virose de praia é a desidratação, que deixa a resistência mais baixa e consequentemente aumenta a vulnerabilidade a infecções do tipo. Portanto, beba muita água.

Como amenizar os sintomas da virose da praia

É bem remota a possibilidade de um médico te indicar um remédio que tem como objetivo curar virose de praia. Esse tipo de infecção tem um quadro benigno na grande maioria das vezes e acaba desaparecendo sozinha com o tempo. As viroses de praia costumam durar de 1 a 3 dias.

Aos primeiros sinais de mal estar o mais indicado é procurar um médico, não se automedique. Para amenizar os sintomas, mantenha-se hidratado com muita água, bebidas isotônicas e água de coco. Apesar do enjoo, comer alimentos leves também é uma parte importante. Evitará que a sua virose de praia chegue a consequências piores como desmaios ou pressão baixa. Soro caseiro também ajuda a amenizar os sintomas de virose de praia e a manter hidratado.

Em caso de febre, se você ainda não procurou um médico, essa é a hora. Isso é importante para que ele te receite um antitérmico e talvez algum medicamento com dimenidrinato para cortar o vômito.

Mantenha repouso enquanto os sintomas persistirem. Aos poucos retorne à sua rotina de praia mas continue com a alimentação moderada. Em até 4 dias seu corpo deve se recuperar e curar virose de praia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar virose de praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.