Como dar apoio a doentes terminais de câncer

Como dar apoio a doentes terminais de câncer

Aproximadamente 3,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram diagnosticadas com câncer em 2010, segundo cancer.org. A taxa de sobrevivência varia da pessoa e do tipo de câncer. Embora muita gente lute e vença o câncer, para muitos outros se considera uma doença terminal, isto é, o paciente morrerá como consequência do câncer. Saber como apoiar a um doente terminal é difícil, e o tipo de apoio que precisa um doente terminal varia segundo o paciente.

Passos a seguir:
1

Ofereça-se para escutar e ouvir o que o paciente tem a dizer. Evite ser crítico, e prepare-se para escutar uma variedade de emoções, incluindo a ira e a frustração.

2

Pergunte ao paciente o que ele precisa ou o que lhe faria sentir mais confortável. Talvez seja música, livros especiais ou a visita de uma determinada pessoa. Procure cumprir com os pedidos do paciente. Se o pedido não for possível de ser conseguido, pergunte ao paciente se há alguma coisa que possa substituir seu pedido.

3

Faça coisas para ajudar a família mais próxima. Talvez o cônjuge poderia se beneficiar de ter comida preparada e assim estar mais tempo com o doente no hospital. O cuidado das crianças poderia ser necessário. Reduzir o estresse dos entes queridos do paciente também pode reduzir o estresse da vítima do câncer.

4

Ofereça-se para gravar mensagens para o paciente. Alguns pacientes talvez desejem deixar uma mensagem em vídeo para as crianças pequenas, seus netos que ainda não nasceram ou os outros, o que poderia ser nada mais do que um legado de quem é.

5

Esteja presente. Se o seu amigo ou ente querido tem medo de morrer, esteja a seu lado. Se não pode estar presente, tente que outros estejam com essa pessoa, lute para que não se sinta e nem esteja sozinha. A presença de outra pessoa pode ser muito reconfortante para um paciente com câncer em fase terminal.

6

Leve às visitas as coisas que o paciente gosta. Se o paciente gosta de flores, leve flores frescas para uma visita. Se o paciente quer um determinado biscoito, leve isso se for permitido. Se o paciente gosta de ler, mas já não pode, leve um livro em CD para que o escute.

7

O contato físico pode ajudar muito ao paciente, pegue na sua mão ou abrace-o, irá reconfortá-lo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar apoio a doentes terminais de câncer, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.