Partilhar

Como deixar de comer açúcar

Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como deixar de comer açúcar

Naturalmente, por preguiça ou falta de tempo, é comum que as pessoas consumam muito açúcar e gordura, encontrados em abundância em "alimentos rápidos", que dão menos trabalho e ou são mais baratos. Como consequência disso, atualmente fazemos parte da era em que se consome mais açúcares.

Este artigo do umComo sobre como deixar de comer açúcar é para você que come ou acha que está comendo muito açúcar.

Também lhe pode interessar: Como deixar o açúcar

O açúcar vicia?

O açúcar é considerado como uma droga, e não é atoa; da mesma forma que algumas drogas viciam, o açúcar vicia pelo fato de que o seu consumo libera dopamina no organismo do indivíduo que o ingere, causando um efeito eufórico de bem-estar. Este é o resultado de um processo que se passa no fígado, que converte em gordura a frutose (que também aumenta os níveis do mau colesterol LDL e pode, ainda, desenvolver câncer).

O açúcar também vicia pelo fato da energia proporcionada pelo seu consumo, que é, digamos, passageira, se relacionada com os efeitos da cafeína, substância encontrada em demasia no café e no chá preto. Isto acontece porque a euforia provocada pela conversão da frutose em lipídeos dá uma sensação de energia ao organismo, que não é duradoura. Logo, assim que ela passa, o indivíduo sente necessidade de experimentá-la novamente, e tende a consumir mais açúcar.

Como deixar de comer açúcar - O açúcar vicia?
Imagem: giovanamorbi.com.br

Substitutos do açúcar e suas influências na dieta

Pode até não ser difícil se livrar do consumo de açúcar, mas passar a tomar sucos, cafés ou comer sobremesas sem açúcar pode ser devastador para aqueles que estão mais acostumados. Para isso, não é preciso eliminar os doces por completo, o ideal é encontrar um substituto para o açúcar, como por exemplo o mel, adoçante, stevia ou açúcar mascavo.

Para você que é maluco da nutrição e confere o rótulo de tudo o que ingere, saiba que o açúcar pode ser representado por diferentes nomes, justamente para tentar enganar o consumidor. Os nomes mais comuns utilizados para "camuflar" o açúcar contido em produtos diversos do mercado são:

  • Xarope (arroz integral, alfarroba, ácer, malte, milho de alta frutose)
  • Agave
  • Dextrano, dextrose, glicerol, dissecarídeo, monossacarídeo
  • Caldo de cana evaporado

Lembrando que o açúcar em si pode ser: Frutose, maltose, sacarose, glicose ou lactose.

Como deixar de comer açúcar - Substitutos do açúcar e suas influências na dieta
Imagem: revistabemestar.com

Retirando o açúcar da dieta

Agora que sabemos como o açúcar pode estar camuflado nos alimentos e quais são os substitutos, é hora de começar a deixar de comer açúcar. De início, você pode tentar ficar uma semana sem consumir muito açúcar, ou seja, reduzindo o seu consumo apenas para o necessário, para as refeições diárias essenciais. O começo é sempre difícil mas o que importa é se manter focado no seu objetivo.

Ao começar a sentir as diferenças, você pode continuar a dieta, mas sem mudanças drásticas. principalmente para quem está acostumado a comer muito açúcar. Lembrando que existem alimentos e bebidas que levam muito açúcar na sua confecção, como refrigerantes, por exemplo. Estes devem ser totalmente eliminados na primeira semana sem açúcar, depois, se quiser, você pode tomá-los de vez em quando. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de comer açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como deixar de comer açúcar

Como deixar de comer açúcar
Imagem: giovanamorbi.com.br
Imagem: revistabemestar.com
1 de 3
Como deixar de comer açúcar

Voltar ao topo da página