menu
Partilhar

Como deixar de fumar em 10 passos

Por Hugo Silva. Atualizado: 4 janeiro 2018
Como deixar de fumar em 10 passos

Deixar de fumar pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem fuma há já vários anos. A abstinência da nicotina é o principal entrave à cessação do tabaco, levando a que muitos fumadores retomem o vício, por vezes de forma ainda mais intensa que anteriormente. Parar de fumar com sucesso permitirá não só uma melhor qualidade de vida, trazendo vários benefícios à sua saúde, bem como benefícios financeiros.

Conheça a forma mais fácil de deixar de fumar em apenas 10 passos:

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar
Passos a seguir:
1

Estabeleça uma data no seu calendário e cumpra a sua meta à risca. Planear com antecedência será útil para se mentalizar e deixar de fumar com sucesso.

2

Tente distrair-se de forma a evitar pensar em tabaco, como por exemplo fazendo desporto, frequentando um clube de leitura ou fazendo voluntariado.

3

Beba líquidos, desde água a sumos de vários sabores e sem açúcar adicionado, permitindo restabelecer o seu paladar que sofreu alterações devido ao tabaco.

4

Faça exercício físico. As pequenas alterações ao seu dia-a-dia podem fazer a diferença, por isso opte pelas escadas em vez do elevador, faça caminhadas ou frequente um ginásio. O exercício reduz a ansiedade e aumenta o positivismo.

Como deixar de fumar em 10 passos - Passo 4
5

Pense positivo. Os sintomas da abstinência podem ser desconfortáveis e diminuir o seu optimismo. Porém, basta pensar que os sintomas que sente, se devem ao seu corpo se estar a livrar da nicotina, sendo que estes não vão durar para sempre e antes que dê por isso, vão desaparecer.

6

Altere a sua rotina. Evite as pausas para fumar no trabalho ou os sítios onde normalmente se dirige para comprar cigarros. Pequenas alterações no caminho que faz para trabalhar ou outras quebras na rotina, motivarão um estilo de vida livre de tabaco.

7

Não invente desculpas. Se deixou de fumar é porque tinha bons motivos para o fazer, evite as recaídas e não ceda ao tabaco com a desculpa de que será só dessa vez.

8

Cuide de si. Aproveite o dinheiro que gastaria habitualmente em cigarros para comprar algo especial para si como forma de recompensa por ter conseguido deixar de fumar.

9

Faça uma alimentação saudável. A nicotina do tabaco é um supressor de apetite, pelo que é normal sentir mais fome quando deixa de fumar. Evite os alimentos gordurosos ou ricos em açúcar que possam contribuir para o ganho de peso e mantenha uma alimentação saudável.

10

Leve um dia de cada vez. Um ex-fumador será sempre um ex-fumador e não uma pessoa que nunca fumou. Haverão dias em que a tentação pode ser mais forte que noutros. Tente manter o optimismo e levar cada dia como uma vitória para si e para aqueles à sua volta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de fumar em 10 passos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

2 comentários
Paraná
Socorro! Quero parar de fumar
Raque
Adorei as dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Raque, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

Como deixar de fumar em 10 passos
1 de 3
Como deixar de fumar em 10 passos

Voltar ao topo da página