Como deixar de fumar maconha

Como deixar de fumar maconha
Imagem: growroom.net

Antes de começar este artigo gostaria de dizer que dizer "vício da maconha" é completamente obsoleto e relativo. Se quisermos analisar esta ideia a partir de pesquisas e dados então teremos uma relação de um para dez dos usuários que experimentam maconha pela primeira vez e se viciam, sendo pessimista, uma vez que a probabilidade vai de 6 a 10%. Um para dez, o que é menos da metade quando falamos do tabaco e menos de um décimo se nos propusermos a falar de drogas pesadas como a cocaína e heroína.

Ainda sim, o vício que se dá pela maconha não é pelas propriedades psicoativas dela e sim pelo psicológico do usuário, ou seja, caso ele possua tendência a se viciar em drogas e por acaso experimentou maconha, não só em drogas mas em coisas como sexo, internet ou jogos de azar e infelizmente essas pessoas contam como dados quando se pesquisa os usuários que se viciam em maconha, sem sequer analisar as características psicológicas de cada indivíduo. Estes, que mais tarde podem fazer parte daqueles que compõem as estatísticas dos usuários que experimentaram maconha e partiram para outras drogas.

Mas de qualquer forma, se você ainda se sente viciado em maconha neste artigo, umComo te explica de como se livrar deste vício.

Passos a seguir:
1

Jogue fora toda a sua maconha e outras coisas que você usa para fumar, sedas, filtros, isqueiros, etc. Jogue fora a sua maconha em um lugar que você não vai encontrar ou ter coragem de procurar, na privada, por exemplo.

2

Livre-se dos "gatilhos". Vamos chamar de gatilhos aquelas coisas que podem te lembrar de maconha ou fazer você querer fumar, como CD's do Jhon Coltrane por exemplo, mas como hoje em dia ninguém mais usa CD's então é melhor guardá-los e daqui 50 anos você pode vendê-los como relíquia no e-bay.

O exemplo dos CD's é especulativo, mas você pode começar removendo aquelas músicas que você adorava escutar nos hight-times da sua playlist.

3

Abandone hábitos que você adotou quando fumava maconha, como assistir filmes antigos ou sem graça por exemplo. Troque esses antigos hábitos por atividades que ocupem a sua cabeça. A prática de exercícios é recomendada em qualquer caso de tentativa de se livrar de vícios e no caso da maconha pode te ajudar também pois os exercícios físicos ajudam a liberar endorfina, substancia responsável pela felicidade e satisfação que facilita esquecer a vontade de fumar.

Imagem: boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com
4

Informe a sua família de que está tentando largar o vício, principalmente para aquela sua tia velha e crente, ela vai adorar a ideia e talvez deixe de ser rabugenta e preconceituosa em relação a você.

5

Se você sentir que não vai conseguir parar de fumar sozinho, procure por ajuda em grupos de apoio ou por ajuda profissional.

6

Saiba que existem algumas consequências de largar os vícios, se chamam abstinência e cada vício tem o seu tipo de abstinência, no caso da maconha eles podem ser:

  • Insônia e dificuldade de dormir.

A percepção desse sintoma se dá com velocidade relativa ao quanto o usuário consome ou consumia, os que fumavam mais apresentam mais insônia quando param de fumar e vise-versa.

  • Falta de apetite.

A falta de apetite não afeta todos os usuários assim como o aumento de apetite quando se fuma, algumas pessoas sentem mais fome outras pessoas nem se quer sentem fome quando fumam.

  • Ansiedade.

A ansiedade pode aparecer quando se deixa de usar qualquer substância psico-ativa, após um longo tempo de uso. Como o seu corpo estava acostumado com aquela sensação ele pode estranhar um longo período sem, e com isso vem a ansiedade.

Algumas pessoas dizem que você pode enfrentar mudança de humor durante a abstinência mas este fator não é comprovado e não faz muito sentido se analisarmos as propriedades ativas da maconha. De qualquer forma se você se sentir bipolar depois que largar a maconha corra até um cantinho da sala, agache e fique de bruços e comece a repetir para si mesmo "é só abstinência! é só abstinência!". Se você perceber o quão ridículo está sendo a cena é porque você não está sofrendo de bipolaridade, apenas mudança de humor devido a ansiedade ou qualquer coisa do tipo, caso você não perceba o quão ridículo isso parece, sugiro que procure ajuda de um profissional para largar o seu vício.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de fumar maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.