Como deixar de tomar rivotril

Como deixar de tomar rivotril

O Rivotril (clonazepam) é um benzodiazepínico, ou seja, faz parte da classe dos medicamentos que alteram a mente e o humor. É um calmante, tranquilizante e ansiolítico, geralmente usado para tratar epilepsia, o Rivotril se tornou o segundo medicamento - mesmo sendo tarja preta - mais consumido no Brasil, principalmente para tratar insônia ou como droga de lazer, saiba mais em pra que serve o rivotril.

Com o alto consumo de um remédio tarja preta como o Rivotril, é normal que encontremos uma alta taxa de pessoas com problemas para largar este medicamento, que pode causar dependência. Por isso, umComo apresenta-lhe este artigo sobre como deixar de tomar rivotril.

É possível se viciar em Rivotril

Sim, por ser um benzodiazepínico é totalmente possível que uma pessoa desenvolva dependência ao Rivotril, física ou psicológica. Isso acontece também pela resistência que o corpo cria, com o tempo, à administração de Rivotril. É normal que para aqueles que tomam Rivotril a anos o próprio remédio perca um pouco do seu efeito, levando o paciente a aumentar a dose e, consequentemente, a dependência.

A dependência física pode aparecer mesmo após algumas semanas do uso do Rivotril.

É possível ter abstinência de Rivotril?

Sim, também é possível. A abstinência é um sintoma que aparece após a dependência, o paciente precisa ser dependente, nem que seja num nível insignificante, para apresentar a abstinência. Ela, pode aparecer carregando outros sintomas que dependem do motivo que levou o paciente a tomar Rivotril, ou seja, a doença inicial; os sintomas da abstinência de Rivotril são diferentes entre aqueles que possuíam epilepsia ou insônia, mas em sua maioria incluem:

  • Estresse e ansiedade
  • Insônia
  • Taquicardia
  • Confusão mental

Os benzos geralmente são receitados em casos de insônia, ansiedade e estresse, mas com o tempo os seus efeitos podem ser contrários àqueles que incitavam a sua administração. O sono pode ser prejudicado e as situações de estresse e ansiedade podem se tornar mais decorrentes.

Como eu posso deixar de tomar o Rivotril

Assim como todo medicamento que apresenta possibilidades de causar dependência, como normalmente vemos nos anti-depressivos, a sua dose tem de ser reduzida aos poucos; seu corpo deve se acostumar com o fato de estar deixando aquela droga para trás.

Em umComo não queremos trazer-lhe informações que sirvam de substitutos para com os médicos. As consultas são necessárias, principalmente se você desconfia que está física ou psicologicamente dependente de Rivotril. O ideal a se fazer é consultar o seu médico o quanto antes, para que as suas dúvidas possam ser esclarecidas por um profissional da área responsável. Veja também: Como tomar Rivotril

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de tomar rivotril, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.