Partilhar

Como deixar o açúcar

Por Sara Viega. Atualizado: 1 agosto 2018
Como deixar o açúcar

Uma vida livre de açúcar é possível e, sobretudo, muito saudável. É importante que saiba que o açúcar que costumamos consumir na nossa vida diária carece de nutrientes e, no entanto, causa uma série de efeitos negativos em nossa saúde que pode provocar doenças como a diabetes ou obesidade, entre muitas outras. Neste artigo de umComo vamos lhe dar dicas para que saiba como deixar o açúcar para optar por uma vida saudável e aprender a viver sem a necessidade de adoçar os seus pratos com o açúcar branco. De seguida, vamos contar por que o açúcar faz mal para a sua saúde, além de dar a você uma série de conselhos que lhe ajudarão a eliminá-lo da sua dieta.

Também lhe pode interessar: Como deixar de comer açúcar
Passos a seguir:
1

Para começar, vamos falar de porque é que faz mal consumir açúcar. O açúcar, originariamente, era um ingrediente natural que se extraía das canas de açúcar; no entanto, atualmente, o açúcar que ingerimos é um produto que se refinou (ou seja, passou por processos químicos) que fizeram com que fique sem nenhum nutriente. Portanto, comer açúcar atualmente é o mesmo que comer calorias vazias, além de colocar em nosso organismo um produto que afeta negativamente a nossa saúde.

Um dos efeitos mais conhecidos do consumo de açúcar é a diabetes, uma doença que ocorre quando o nosso corpo não pode metabolizar o excesso de açúcar que ingerimos. Mas não é a única, pois o açúcar pode produzir as seguintes doenças:

  • Obesidade: como já dissemos, consumir açúcar é o mesmo que consumir calorias vazias que não contribuem em nada para o nosso organismo, exceto gordura. Consumir muito açúcar faz com que se aumente a insulina no corpo e que esta, ao não se metabolizar, acabe se convertendo em gorduras saturadas.
  • Cáries e doenças bucais: as bactérias do açúcar alimentam-se do açúcar, assim, se você consumir muito, pode fazer com que apareçam cáries.
  • Risco de sofrer de doenças cardíacas já que aumentam os triglicérides no sangue e, portanto, aumentam os níveis de colesterol, impedindo que a circulação sanguínea flua com normalidade.
  • Risco de doenças no fígado: o fígado é o órgão responsável por metabolizar o açúcar e, quando se ingere muito, não pode ser processado e acaba se convertendo em gordura.
  • Risco de sofrer de câncer já que a insulina pode provocar a reprodução das células cancerígenas.
Como deixar o açúcar - Passo 1
2

Por tudo isto que acabamos de comentar, é importante que comece a deixar o açúcar o quanto antes. No entanto, com isto não queremos dizer que a partir de agora toda a sua vida tenha que ter um sabor amargo, mas que existem alternativas naturais ao açúcar que contêm nutrientes e vitaminas ótimas para o nosso organismo e que, ainda, conseguem dar esse toque doce e saboroso às nossas comidas.

  • O mel é uma das melhores opções para deixar de consumir açúcar sem renunciar ao doce. Tenha em conta que este ingrediente está repleto de benefícios para a saúde ainda que, é verdade, contenha muitas calorias. Por isso em umComo recomendamos que você ingira mel, mas com limites para não ganhar peso.
  • Já indicamos que o açúcar branco está refinado e, portanto, é isento de nutrientes. Mas o que acontece com o mascavo? O açúcar mascavo é uma opção bem mais saudável pois conserva os nutrientes originais do açúcar e, ainda, tem um índice glicêmico mais baixo, o que conseguirá nos proporcionar energia durante mais tempo.
  • E se não quer engordar, a melhor e mais saudável opção que existe na atualidade é a stevia. Esta planta é um adoçante natural que não contém calorias e, portanto, é perfeita para poder nutrir-nos com as suas vitaminas, mas sem engordar nem uma grama.
Como deixar o açúcar - Passo 2
3

Para poder deixar o açúcar é importante que revise o rótulo dos produtos que compra, pois se surpreenderia com a quantidade de alimentos preparados que estão elaborados com açúcar. Comprove os rótulos e, além de procurar a palavra "açúcar", procure também outros tipos de açúcar, como os seguintes:

  • Glucose
  • Sacarose
  • Lactose
  • Frutose
  • Dextrose
  • Maltose

Também é importante que conheça os alimentos que contêm mais açúcar para, assim, poder elaborar a sua lista de compras sem contar com eles. Por exemplo, os molhos contêm grandes quantidades de açúcar ainda que mal se note em seu sabor: ketchup, maionese, molho barbecue, etc.

Os cereais também são alimentos com muita quantidade de açúcar, o mesmo acontece com os doces ou as bolachas que, para terem esse sabor tão doce, é imprescindível que sejam feitas com açúcar. Este também é o caso do cacau em pó que se considera tão nocivo para a nossa saúde quanto o açúcar. Os refrigerantes também são um dos produtos com mais açúcar e que devem ser eliminados o quanto antes porque, além disso, estão elaborados de forma química, e por isso não contribuem com absolutamente nada de positivo para o nosso organismo.

Como deixar o açúcar - Passo 3
4

Além disso, se quer deixar de comer açúcar tem que mudar uma série de hábitos em sua vida que ajudarão você a reduzir este ingrediente de sua dieta. Vamos começar por falar dos carboidratos brancos, ou seja, o pão, o arroz e a massa branca. Estes ingredientes contêm uma grande quantidade de açúcar que podem diminuir perfeitamente se os mudarmos para as suas versões feitas de farinha integral.

Também é recomendável que cozinhe a sua própria comida para saber exatamente o que está usando em suas receitas. Neste sentido, é essencial que deixe de comer fast food pois, ainda que o sabor seja salgado, a comida que aí se vende está repleta de açúcar refinado.

Para evitar cair na tentação de comer açúcar, em umComo recomendamos que você deixe de comprar estes produtos para não os ter em casa e que, ao invés disso, opte por usar produtos que possam saciar a sua vontade de comer doces como, por exemplo, as frutas, os iogurtes naturais, etc.

Como deixar o açúcar - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar o açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como deixar o açúcar

Como deixar o açúcar
1 de 5
Como deixar o açúcar

Voltar ao topo da página