PARTILHAR

Como descomprimir o ouvido

Como descomprimir o ouvido

Os ouvidos tampados é uma das condições mais desconfortáveis que podemos experimentar, podendo ser produzido por situações cotidianas, como nadar em uma piscina ou no mar, como por infecções, andar de avião, resfriados ou acumulação de cera na região que possa ocasionar desconfortos e, em casos mais severos, infecções. Saber como descomprimir o ouvido sem afetar a saúde desta sensível região é fundamental para garantir o nosso bem-estar, por isso, neste artigo de umComo.com.br, damos alguns conselhos para ser bem sucedido nesta tarefa.

Também lhe pode interessar: Como o ouvido afeta o equilíbrio
Passos a seguir:
1

Antes de adotar qualquer medida para descomprimir os ouvidos, devemos identificar a causa deste entupimento para poder resolver o problema de forma adequada e sem prejudicar a saúde desta área delicada.

A compressão por água produzida quando mergulhamos no mar ou em uma piscina é das mais comuns. Para eliminá-la recomendamos:

  • Nunca golpeie com força a sua cabeça para retirar a água, isto poderia causar maior dano, além de ser completamente desnecessário.
  • Neste caso, recomenda-se deitar do lado em que está a água e ficar nessa posição durante 5 minutos. O mais normal é que, passado este tempo, a água saia por si só facilmente.
  • Também é válido se deitar de lado e mastigar um pouco de chiclete para estimular a saída do líquido.

Se você nada com frequência, recomendamos o uso de tampões para evitar que a água entre no ouvido, ocasionando desconforto.

Como descomprimir o ouvido - Passo 1
2

Quando sofremos de resfriados ou sinusite que implicam a acumulação de mucosidade, é muito provável que nossos ouvidos acabem tampando. Para descomprimir os ouvidos e aliviar o desconforto nesses casos, recomenda-se:

  • Prepare um banho de vapor que ajude a diminuir a congestionamento nasal e permita a saída da mucosidade, o que aliviará a pressão do ouvido. Basta uma duche muito quente que gere vapor para conseguir este efeito, ainda que você também possa ferver água em uma panela e adicionar algumas folhas de eucalipto. Quando a água estiver fervendo, apague o fogo, retire a panela e coloque em uma área segura. Aproxime-se com muita precaução, envolvendo seu rosto com uma toalha e deixando que o vapor atinja suavemente o seu rosto. Fique assim durante cerca de 15 minutos para facilitar a expulsão da mucosidade.
  • A água oxigenada é a solução perfeita para destampar o ouvido durante os resfriados, especialmente no caso de crianças. Basta deitar-se deixando livre o ouvido que está tampado. Em seguida, adicione algumas gotas de água oxigenada no ouvido afetado e deixe atuar por 5 minutos. Passado este tempo, deite-se do lado do ouvido afetado para favorecer a expulsão de líquido.
Como descomprimir o ouvido - Passo 2
3

A compressão por cera acumulada também é bastante frequente, podendo, nos casos mais graves, causar uma infecção. A solução de aplicar algumas gotas de água oxigenada descritas no passo anterior é bastante eficaz, mas também podemos conseguir descomprimir o ouvido com a ajuda do calor.

Para fazê-lo, recomendamos:

  • Encher de água quente uma compressa de água e deitar-se sobre ela com o ouvido afetado durante pelo menos 15 minutos. Esta medida também ajudará a aliviar a dor e melhorar uma possível infecção de ouvido.
  • Se não tiver em casa uma compressa, basta encher uma garrafa de água quente ou aplicar um pano embebido em água quente na região.
Como descomprimir o ouvido - Passo 3
4

Com a pressão, é muito normal que nossos ouvidos tampem, algo que pode ocorrer especialmente quando viajamos de avião. Nestes casos, podemos descomprimir os ouvidos com medidas simples como:

  • Mastigar chiclete durante o voo, especialmente na descolagem e na aterragem, pois costumam ser os momentos em que nossos ouvidos sentem mais a pressão.
  • Forçar o bocejo abrindo muito bem a boca. Esta ação favorecerá que os ouvidos se destampem.
Como descomprimir o ouvido - Passo 4
5

Água oxigenada: Coloque cerca de cinco gotas de água oxigenada nos ouvidos tampados com cera, deixando que faça efeito até que a efervescência acabe. Depois limpe com água morna e seque os ouvidos cuidadosamente com uma toalha limpa. Isto ajudará a amolecer a cera.

Como descomprimir o ouvido - Passo 5
6

Azeite de oliva morno: se os seus ouvidos estão entupidos com cera, coloque umas gotas de azeite de oliva morno (não quente) no ouvido e deixe atuar durante 10 a 15 minutos com a cabeça encostada sobre o outro lado, para que o azeite não escorra. Depois coloque a cabeça em pé e limpe, com um pano ou algodão, qualquer resto de azeite ou cera que saia do canal auditivo. Este tratamento também serve para as dores de ouvido.

7

Camomila: outro dos remédios naturais que existem para descomprimir os ouvidos com cera é a camomila. Prepare uma infusão de camomila e deixe esfriar. De seguida, verta esta infusão no ouvido. pode fazê-lo diretamente a partir do recipiente ou introduzindo a infusão com uma seringa sem agulha, pressionando de forma muito suave e lenta até incluir todo o chá no ouvido. Embora o mais eficiente seja molhar um dedo na camomila e introduzi-lo diretamente no ouvido fazendo massagens circulares, para desta forma amolecer a cera lentamente. Para terminar, limpe a orelha por dentro com um pouco de algodão.

8

Se nenhuma das recomendações anteriores funcionar e sentir seus ouvidos tampados depois de alguns dias, é muito importante que consulte um médico para obter uma orientação profissional. Nunca introduza nada em seus ouvidos ou golpeie a área para eliminar o líquido, pois poderia ocasionar uma lesão.

Além disso, se apresentar dor extrema e perda da audição, é fundamental consultar um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descomprimir o ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
josué silva
já fiz todas essas dicas mais nenhuma funcionou,melhor procurar um especialista ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Josué! Em algos casos, o problema pode estar avançado e caso as dicas não funcionem, é melhor consultar um médico mesmo. Rápidas melhoras!
lorrayne
Eu estou gripada não tenho nenhum descongestionante nasal como posso desentupir meu ouvido
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lorrayne! Para desentupir o ouvido siga as dicas deste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-desentupir-o-ouvido-2147.html
Como descomprimir o ouvido
1 de 6
Como descomprimir o ouvido

Voltar ao topo da página ↑