Partilhar

Como descongestionar o nariz em crianças

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Os resfriados, as alergias e os espirros frequentes podem entupir o nariz de uma criança, gerando dificuldades para respirar adequadamente. Isto pode ser motivo de desconforto para ela e razão de angústia para os pais, por isso é fundamental aprender a lidar com esta situação.

Neste artigo do umCOMO explicamos alguns métodos para aprender como descongestionar o nariz em crianças corretamente e aliviar seu mal-estar. Além disso, recomendamos que vá ao pediatra para revisar a saúde de seu filho.

Também lhe pode interessar: Como desentupir o nariz do bebê

Solução salina para aliviar a congestão nasal em crianças

As soluções salinas ajudam a descongestionar o nariz em crianças, melhorando substancialmente a respiração dos pequenos. No mercado farmacêutico existem muitas marcas, divididas em três categorias:

  • Hipotônicas: têm uma menor concentração salina que o sangue humano.
  • Hipertônicas: têm uma maior concentração salina que o sangue humano.
  • Isotônicas: têm a mesma concentração de sal que o sangue humano.

O tipo de mistura a utilizar dependerá do nível de congestão nasal. As soluções isotônicas funcionam melhor nos casos de resfriados e alergia, enquanto as hipertônicas podem ajudar a manejar a congestão associada a transtornos respiratórios crônicos. As soluções com menor concentração de sal parecem não ser muito eficazes para combater o nariz entupido nas crianças.

Se a congestão é forte e não tem solução salina em casa, pode prepará-la com três ingredientes:

  • Água
  • Sal
  • Bicarbonato de sódio

A única coisa que varia são as quantidades a usar segundo o tipo de soro que precise para descongestionar o nariz de seu filho:

  • Para uma solução isotônica: uma xícara de água, meia colherinha de sal e uma pitada de bicarbonato.
  • Para uma solução hipertônica: dissolva na xícara de água uma colherinha e meia de sal e um quarto de colherinha de bicarbonato.

A solução caseira é guardada em um conta-gotas e aplicam-se três gotas em cada fossa nasal enquanto a criança descansa em posição horizontal uns 5 minutos, a não ser que comece a tossir, já que nesse caso deverá sentá-lo até começar a expulsar o muco acumulado de forma natural. Ajude ou ensine a criança a limpar o nariz corretamente para que vá eliminando a mucosidade que lhe provoca congestão.

Como descongestionar o nariz em crianças - Solução salina para aliviar a congestão nasal em crianças

Aspirador nasal

Ainda que o dispositivo do aspirador nasal possa ser usado sozinho, quando se combina com solução salina pode ser mais eficaz, já que o líquido faz que a mucosidade se mova e o aspirador ajuda a retirá-la.

Existem aspiradores para recém-nascidos e outros para bebês um pouco maiores e, ainda que os modelos possam variar, na maioria dos casos funcionam de forma similar:

  • Apertar a bomba ou pera
  • Inserir só a ponta na fossa nasal da criança
  • Bombear para conseguir extrair a mucosidade
  • Limpar o aspirador nasal

Caso a congestão nasal seja causada por acúmulo de mucosidade, esta é uma forma muito boa de conseguir descongestionar o nariz em bebés.

Elevar a criança quando descansa

Elevar a parte superior do colchão do berço ou a cama de nosso filho pode ajudar a drenar a mucosidade e baixar a inflamação que a congestão pode provocar na criança.

No caso dos berços, esta elevação não deve ser conseguida pondo travesseiros, já que os recém-nascidos e bebês não devem usá-los. É sempre mais aconselhável acrescentar um travesseiro embaixo do colchão e sob a cabeça da criança diretamente.

Inalação de vapor

Embora existam muitos remédios caseiros que recomendam a inalação de vapores de plantas medicinais como o eucalipto ou a camomila, a realidade é que os especialistas desaconselham seu uso pelos riscos de queimadura associados a aproximar a criança à fonte de vapor, seja pelo contato com o recipiente quente ou pelas altas temperaturas dos vapores em si.

A maneira mais segura de descongestionar o nariz em crianças usando este método é com o vapor do chuveiro. Abra a água quente, quando sair o vapor entre com seu filho no banheiro e feche a porta. Não entrem diretamente no chuveiro, já que as gotas de água quente poderiam lhe queimar, simplesmente fiquem no banheiro com vapor como se fosse uma sauna úmida. Ao manter a porta fechada o vapor concentra-se no banheiro, por isso pode permanecer com a criança uns poucos minutos de forma segura para ambos.

Umidificadores para aliviar a congestão nasal em crianças

Uma maneira de aliviar a congestão nasal é mantendo úmido o ar do quarto da criança. Isto se consegue com o uso de umidificadores, mas neste caso só se recomendam aqueles que gerem vapor fresco e sem apontar diretamente ao corpo do pequeno. Colocar um copo ou recipiente com água dentro do quarto pode ajudar a potencializar este efeito.

Se nenhum destes métodos funciona para descongestionar o nariz da criança, ou se a congestão não cede com o passar das horas, o mais recomendável é levar a criança ao pediatra para que diagnostique a causa da congestão e prescrever um tratamento adequado para seu caso.

Como descongestionar o nariz em crianças - Umidificadores para aliviar a congestão nasal em crianças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongestionar o nariz em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como descongestionar o nariz em crianças

1 de 3

Voltar ao topo da página