Partilhar

Como desentupir o nariz do bebê

Por Perla Rossetti. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como desentupir o nariz do bebê
Imagem: Free Image

Gripe e secreções nasais obstruem a passagem de ar e dificultam a respiração. Para as mães é um tormento não tomar uma atitude vendo o filho sofrer desse desconforto, que o impede de comer e dormir. Pois em umComo.com.br você aprende alguns truques simples de como desentupir o nariz do bebê sem provocar irritações ou traumas na mucosa nasal. E o melhor, com produtos disponíveis em casa ou numa farmácia perto de você.

Também lhe pode interessar: O que causa hipotermia? - Bebês e crianças

Use soro fisiológico ou solução salina

O melhor meio da mãe limpar com segurança o nariz do bebê é usando soro fisiológico ou solução salina pediátrica em gotas ou spray. Os produtos são facilmente encontrados à venda nas farmácias ou lojas dedicadas à puericultura, ou seja, para crianças nessa faixa etária.

Com a cabeça do bebê inclinada para trás, pingue algumas poucas gotas de soro fisiológico dentro de cada narina. Espere soltar as secreções antes de limpar o nariz da criança ou aspirar as secreções.

Água com sal e açúcar ajuda no processo

Para amolecer as secreções que obstruem a passagem do ar e não deixam a criança respirar, aplique soro caseiro. Ferva um copo de água mineral. Depois de esfriar, misture duas colheres de café de açúcar com um colher de café de sal.

Se você tiver um doseador em casa, siga as medidas para solução caseira. Para aplicá-la, sempre fria, incline a cabeça da criança e com um conta gotas ou colher pingue o líquido nas narinas. Espere um pouco e depois limpe-a ou utilize o aspirador nasal de borracha.

Banho quente, aromaterapia e travesseiro desobstruem as narinas

Durante o banho, o vapor de água amolece as secreções e ajuda a soltá-las das narinas. Para garantir que o bebê não pegará nenhum corrente de ar ou choques de temperatura, mantenha as portas fechadas, e seque-a no banheiro.

Para crianças que não são alérgicas a diferentes cheiros, aposte na aromaterapia com a essência de eucalipto, disponíveis em farmácias de manipulação, e que entre outros benefícios, é boa para a desobstrução nasal e das vias respiratórias.

Para ajudar o bebê respirar e dormir melhor, coloque um travesseiro triangular, desses vendidos em lojas de puericultura, embaixo de seu colchão no berço. A inclinação ajuda a não acumular secreção nas narinas e garganta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o nariz do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Só use descongestionantes com a prescrição e acompanhamento do médico pediatra. Mantenha a higienização constante da casa e evite exposição bebê a locais poluídos ou que possam oferecer risco de contrair vírus.

Escrever comentário sobre Como desentupir o nariz do bebê

Como desentupir o nariz do bebê
Imagem: Free Image
Como desentupir o nariz do bebê

Voltar ao topo da página