Como desentupir o nariz rápido

Como desentupir o nariz rápido

Por uma série de motivos, como gripes, rinites alérgicas, sinusites e outros problemas, as pessoas podem ficar com a sensação de narinas entupidas. Com esse sintoma, fica difícil de respirar e, por consequência, de realizar qualquer atividade. Por isso, o umComo.com.br vai ensinar a como desentupir o nariz rápido.

Ficar refém dos descongestionantes nasais não é uma boa ideia quando se quer desentupir o nariz rápido. Embora aparentemente pareçam eficientes, a verdade é que viciam, além de aumentarem o risco de inúmeros problemas, como arritmia, taquicardia, aumento da pressão arterial, trombose, formação de coágulos e mesmo inflamações nas narinas. Para evitar o uso deles, é possível se valer de técnicas menos prejudiciais.

Imagem: merckmanuals.com

Uma delas é fazer a lavagem nasal, que consiste em misturar uma colher de café rasa de sal em um copo de 200 ml de água à temperatura ambiente. Depois de mexer bem para que o sal se dissolva, é preciso colocar a solução em num bule. Para aplicar no nariz, basta introduzir com cuidado o bico do bule na narina entupida. Para facilitar, é possível inclinar-se apenas um pouco para a frente e girar a cabeça para o lado do bule.

Essa técnica funciona porque a água vai entrar por uma narina e sair pela outra, de forma natural, graças à gravidade. Por isso, quem usar esse método deve deixar que a água saia totalmente depois de aplicar a solução nas narinas. Se as duas narinas estiverem entupidas, basta fazer o mesmo com uma nova aplicação. Porém, essa forma de desentupir o nariz não é indicada a pessoas que sofram de casos agudos de sinusite.

Outra forma de desentupir a narina é com uma massagem descongestionante, a qual deve ser feita com os dedos indicadores em dois pontos do rosto: logo abaixo da narina e, depois, ao lado dela. Ao fazer a massagem, é importante pressionar com força a região, mas sem machucar. A pressão sobre o ponto indicado deve ser permanente por um minuto completo. No final, pare de pressionar a região por alguns segundos e reinicie o procedimento no outro ponto. Depois, espere três minutos para repetir mais algumas vezes a massagem.

Há também outros pontos que podem ser pressionados a fim de ajudar a desentupir o nariz. A técnica de osteopatia, por exemplo, consiste em pressionar a língua contra o céu da boca com força, porém, mais uma vez, com cuidado, para não se machucar. Ao mesmo tempo, é necessário pressionar as sobrancelhas com um dedo, por um minuto. A explicação é que isso pode movimentar um osso, que fica na passagem do nariz para a boca.

Imagem: pasmama.tv3.lt

Já se a ideia é desentupir o nariz de uma criança ou bebê, o melhor é optar pela lavagem nasal. Porém, nesse caso, é preciso fazer uma solução com apenas meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna, que deve ser bem misturada. Depois, basta pingar somente uma ou duas gotas na narina entupida. A aplicação pode ser feita com soro fisiológico também, sendo possível ainda massagear levemente os dois lados do nariz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o nariz rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.