PARTILHAR

Como desentupir os ouvidos depois de nadar

Como desentupir os ouvidos depois de nadar

Nadar é um dos melhores exercícios cardiovasculares que há, favorecendo a circulação sanguínea de forma notável. Mas, para algumas pessoas esta atividade pode tornar-se irritante devido à água que costuma entrar nos nosso ouvidos, e em casos mais extremos originar problemas e inflamações. Se adora praticar este esporte, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba como destapar os ouvidos depois de nadar.

Passos a seguir:
1

Quando a água entra nos nossos ouvidos origina uma situação desconfortável, sentimos que a nossa capacidade de audição diminuí e que o canal auditivo está de alguma forma tapado, mas a primeira chave para fazer que a água saia é não desesperar nem introduzir nada no nosso ouvido, pois poderia machucar-nos.

2

Também não recorra a soluções agressivas como tentar secar a água que está lá dentro introduzindo a ponta de um pano ou toalha, ou usar o secador para este propósito. A água está muito mais para dentro do que pensamos e essas medidas não darão resultado e podem machucá-lo mais do que pensa.

3

Uma boa forma de retirar a água do seu ouvido depois de nadar é deitar-se sobre o lado em que tenha entrado a água e permanecer assim uns 5 minutos, sem bater com a cabeça nem fazer nada, simplesmente com o ouvido apoiado na almofada. Desta forma, a água sairá facilmente, repita o mesmo com a outra orelha, caso seja necessário.

4

Também pode colocar a sua cabeça de lado e movê-la ligeiramente tentando estimular a saída da água. Se esta alternativa não funcionar, experimente mastigar um pouco de pastilha, uma solução clássica quando os ouvidos se tapam ao voar de avião, mas com a cabeça de lado.

5

Se depois de dois dias continuar com o ouvido tapado, pode recorrer a uma farmácia procurando alguma solução que o ajude com este problema. Mas se tiver muitas dores e desconforto, então deverá visitar um médico para descartar uma inflamação ou infeção.

6

Uma grande forma de evitar por completo esta situação é usar uns tapões especiais para nadar, especialmente quando for propenso a desconforto e infeções nos ouvidos, assim poderá desfrutar desta atividade com toda a tranquilidade.

Veja também: Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir os ouvidos depois de nadar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Fernando
Muito obrigado! Terminei de nadar a 1h e meia atrás, e desde então estava com os ouvidos trancados. Bastou inclinar a cabeça de lado e fazer o movimento de mastigar por menos de um minuto para que uma gota de água caísse do meu ouvido, desentupindo-o. Solução prática, rápida e eficaz! Muito obrigado!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando! Que bom saber que essa dica deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ricador
muito obrigado
Como desentupir os ouvidos depois de nadar
Como desentupir os ouvidos depois de nadar

Voltar ao topo da página ↑