Como desinchar a boca rápido

Como desinchar a boca rápido

Um machucado na boca não é tão somente desconfortável por ser dolorido, mas também pela dificuldade que é aparecer com um desses na cara à exposição toda, especialmente tendo em vista que o rosto é uma das partes mais expostas de nosso corpo e que aparecer em uma situação social com esse tipo de dano não é tão somente desconfortável graças às peguntas que os outros irão fazer sobre o inchaço. Nesse artigo do umCOMO, iremos te explicar algumas táticas e métodos de Como desinchar a boca rápido e de como escapar dos desconfortos que esse machucado pode lhe trazer. Continue lendo para saber mais!

Como tirar o inchaço da boca

O primeiro passo para reduzir rapidamente um inchaço na boca, especialmente se você deseja saber como desinchar a boca depois de um soco, é passar uma compressa de água morna ou quente e repetir movimentos circulares em cima do inchaço para retirar a quantidade de líquidos e sangue que ali estão acumulados. Com os movimentos circulares e a compressa quente, logo o inchaço desaparecerá e você deixará de se incomodar com a boca inchada.

Como diminuir inchaço na boca com gelo

Após aplicar a água quente, alterne-as com supressões de gelo. Pegue uma pedra de gelo e esfregue de maneira circular em cima da região em que está o inchaço e vá alternando de 15 em 15 minutos o calor com o frio. Isso aumentará a circulação de sangue no local e irá auxiliar o seu próprio corpo a retirar o inchaço com a maior rapidez possível. Essa é uma técnica eficaz para desinchar boca mordida (pelo acúmulo de líquidos e sangue na região que sofreu os principais impactos) e também serve para desinchar a boca depois de beijar.

Leia mais no artigo Como usar gelo para desinchar e saiba mais.

Junto com as compressas quentes e o gelo, adicione sal na água. Por o sal ter a propriedade de absorção de líquidos e atração da umidade, essa é uma ótima alternativa para quem deseja entender os melhores métodos de como desinchar a boca de soco, um inchaço quase sempre causado pelo impacto e acúmulo de líquidos, ou para quem tem a boca inchada de tanto beijar.

Aloe vera na boca

Combinada com as compressas de gelo, a aloé vera (ou babosa) pode ser uma das melhores maneiras de curar o inchaço na boca. Com os seus inúmeros benefícios para a pele e para o corpo, além do seu alto poder de cicatrização e restabelecimento do funcionamento natural do organismo, ela pode te auxiliar na hora de desinchar na boca. Para isso, adquira um gel de aloe vera ou até mesmo passe o gel que há dentro das folhas na região. Esse é um dos processos mais demorados, mas se você tiver tempo, pode ser uma das melhores alternativas se combinadas com as supracitadas. Leia nosso artigo Como tratar os problemas mais comuns na boca para saber mais.

Como aliviar a dor da boca inchada

Se a sua boca está doendo muito e o gelo não é suficiente para aliviar, analgésicos de prescrição livre podem ser úteis para amenizar a dor e o inchaço. O ideal é que você converse com um médico antes e tenha certeza de que não é alérgico ao medicamento.

Como desinchar a boca por causa do aparelho

Outra possibilidade para o inchaço dos lábios ou dentro da boca é o uso de aparelhos ortodônticos. Neste caso, as medidas apresentadas anteriormente serão apenas paliativas, para aliviar o desconforto do momento, para realmente resolver o problema de forma definitiva será preciso tratar as feridas que machucam a boca e evitar que elas voltem a surgir.

A primeira medida para desinchar a boca por causa do dente é pedir ajuda ao dentista, mas enquanto você não tem a consulta, é possível amenizar o problema com cera dental sobre as partes do aparelho que causam as feridas e bochechos com água e sal ou água oxigenada para ajudar na cicatrização. Confira as instruções no artigo sobre como fazer gargarejo com água oxigenada.

Boca inchada por alergia

Caso nenhum dos métodos anteriormente citados para desinchar a boca ainda não tenha funcionado, você pode estar com uma alergia a alguma substância, seja de um remédio, depilação, alimento ou picada. Se você estiver com alergia, vá à farmácia mais próxima e busque por remédios anti histamínicos, como o Alegra. Com esses remédios, é certo que o inchaço da sua boca passará caso a causa principal realmente seja alergia. No entanto, não compre o remédio e não se automedique a não ser que tenha certeza de que o inchaço é causado por uma alergia. Saiba mais no artigo O que pode ser boca inchada.

Boca inchada por picada de abelha

Uma das causas mais comuns da boca inchada por alergia (lábio inchado e dormente) são picadas de abelha e outros insetos nos lábios. Se este for o seu caso, o ideal é procurar um pronto-socorro o quanto antes para evitar uma reação alérgica exagerada com complicações.

Feridas na boca por herpes

Caso o inchaço seja causado pelo herpes, recomendamos que você leia nosso artigo como prevenir erupções da herpes, que contém medidas cautelares para reduzir o inchaço, a dor e as feridas causadas pelo cobreiro. Caso nenhuma das medidas que já citamos tenha dado certo, é possível que você esteja com herpes, especialmente se o inchaço é no lábio. Para isso, existem também adesivos em todas as farmácias que retiram as feridas da herpes com rapidez.

Como disfarçar boca inchada com maquiagem

Se você não tem tempo de esperar o inchaço passar e está precisando urgentemente retirar a aparência de inchaço da sua boca nós recomendamos que seja feita uma cobertura com maquiagem. Existem algumas técnicas bastante efetivas de maquiagem para retirar a impressão do acúmulo de líquidos. O batom mate é uma ótima opção, pois deixa os lábios mais finos do que o normal, no entanto, você deve evitar as cores mais fortes, porque se não a atenção dos olhares vai excessivamente para a região em que você não quer atenção.

Leia também: Como curar as aftas na boca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinchar a boca rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.