Como desinchar após cirurgia

Como desinchar após cirurgia

Sempre que fazemos uma cirurgia, por menor que ela seja, o nosso corpo reage a isso. Uma das reações mais comuns após procedimentos operatórios é o inchaço, ou edema, nosso corpo retém mais líquido do que normalmente, o que provoca uma mudança de aparência e um possível desconforto.

Não importa o tipo de cirurgia, desde um ponto na testa até uma lipoaspiração ou intervenção nas mamas, o corpo sempre reage. O que varia é o tempo para desinchar de acordo com cada tipo de cirurgia e da região do corpo onde foi realizada. Em casos de lipoaspiração, por exemplo, o corpo pode demorar até 6 meses para desinchar. Só então será possível conferir o verdadeiro resultado da operação.

O corpo entende o pós-cirúrgico, que na grande maioria das vezes deixou algum curativo, como se fosse uma inflamação, provocando então o inchaço. Sendo assim, não há muito o que se fazer para evitar essa reação, mas há sim, maneiras de passar pelo processo de desinchamento de maneira mais rápida e saudável.

Para saber mais sobre como desinchar após a cirurgia veja as informações que o umCOMO reuniu.

Repouso após a cirurgia

Poucos procedimentos operatórios permitem que o paciente volte a se movimentar normalmente logo após a cirurgia. Uma das indicações mais simples e mais importantes do pós-operatório é o repouso. Na maioria das vezes ele requer que o indivíduo se poupe de esforços que podem ser desde dirigir, ter relações sexuais, até não praticar exercícios físicos.

Cada médico determina o tempo ideal de repouso para cada paciente. Além de evitar que os pontos e curativos abram, obedecer o repouso pós-cirúrgico também ajuda a desinchar após cirurgia. É uma maneira do corpo "ter menos com o que se preocupar" e então trabalhar a favor da eliminação desses líquidos que estão retidos.

Drenagem linfática

Sessões de drenagem linfática, uma técnica de terapia corporal que ajuda na circulação, são indicadas principalmente para pacientes que passaram por uma lipoaspiração ou cirurgia de cesárea no parto. É importante não confundir essa prática com massagem, são técnicas diferentes, para fins distintos.

Para que a drenagem linfática te ajude a desinchar após cirurgia é recomendado no mínimo 10 sessões e o ideal é que elas sejam realizadas por um profissional capacitado para drenagem pós-cirúrgica, como fisioterapeutas. Em último caso, você pode fazer uma drenagem linfática em você mesmo na sua casa.

Não procure a drenagem linfática antes de perguntar ao seu médico se esse é o procedimento mais indicado no seu caso.

Dieta diurética pós-operatória

Quase todo pós-operatório recomenda uma dieta especial para uma melhor recuperação. Deve-se levar em conta as orientações médicas, e então, se possível, incluir alimentos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Entre eles estão frutas cítricas, frutas vermelhas, brócolis, repolho, couve, semente de chia e linhaça. Existem também receitas de sucos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos.

Se você tiver condições, a melhor maneira de ter a receita ideal de como desinchar após cirurgia com a alimentação é com o acompanhamento de um nutricionista.

Meias de compressão

As meias de compressão são outra recomendação para o período após determinados tipos de cirurgias. Elas são mais conhecidas por auxiliarem no tratamento para varizes e aliviar a sensação de cansaço nas pernas mas podem ajudar a desinchar após cirurgia. Seu mecanismo comprime os músculos da panturrilha de modo a fazer com que o líquido acumulado seja drenado para partes específicas do corpo e então eliminado através da urina.

Imagem: coracaoalerta.com.br

Água

Uma das maneiras mais simples de ajudar a eliminar o líquido pós-cirúrgico é com a ingestão de mais líquido. Isso mesmo. Recomenda-se tomar dois litros de água por dia, isso ajuda a eliminar as toxinas do corpo através da urina.

Veja também: Quanto tempo depois de uma cirurgia posso ter relação? - Vida sexual no pós-operatório

Retorno às consultas

Ninguém melhor do que o seu médico para dizer se esse inchaço após a cirurgia está dentro do esperado ou não. Não deixe de retornar às consultas que sucedem os procedimentos operatórios. Os médicos poderão analisar caso a caso e dizer se em determinada situação o melhor é ficar apenas em repouso, uma dieta específica ou drenagem linfática para desinchar após cirurgia.

Dica: Acesse também esse artigo e esclareça a dúvida "É normal ter febre após uma cirurgia?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinchar após cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.