Partilhar

Como desinfetar uma ferida

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desinfetar uma ferida

Uma queda, um golpe, um corte ou qualquer outro acidente pode originar uma ferida na pele, que pode ser de caráter leve ou, pelo contrário, uma lesão mais profunda que precise inclusive de pontos ou de uma intervenção cirúrgica. Quando fazemos uma ferida, é acima de tudo fundamental tratar dela o quanto antes para evitar que possa desencadear infecções ou ter uma má cicatrização. Preste atenção aos conselhos que damos a você neste artigo de umComo para saber como desinfetar uma ferida corretamente e ter alguns conhecimentos de primeiros socorros que serão úteis para muitas ocasiões.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma ferida aberta
Passos a seguir:
1

Para fazer o curativo de uma ferida, a primeira coisa que deverá fazer é avaliar o grau de gravidade desta. É importante que o faça de forma imediata, já que existem feridas leves que poderá limpar e tratar em casa facilmente mas, no entanto, outras que podem precisar de pontos e de uma intervenção médica. Deverá solicitar assistência médica se:

  • A ferida não parar de sangrar apesar de exercer a pressão adequada ou se depois de limpar, começar a sangrar de novo.
  • Se não puder fazer uma limpeza adequada da ferida ou existir algum objeto em seu interior.
  • Se for uma ferida grande e bastante profunda e tiver dúvidas sobre se precisa ou não de pontos.
  • Se a ferida tiver sido produzida como consequência da mordida de um animal ou humano ou uma queimadura.
  • Se a ferida puder afetar gravemente locais como o rosto, o pescoço ou a área genital.
  • Se a ferida cheirar mal ou emitir um cheiro desagradável. Veja no nosso artigo as causas de uma ferida cheira mal.
Como desinfetar uma ferida - Passo 1
2

Se for uma ferida leve que você mesmo puder curar em casa, é importante que siga as indicações que explicamos de seguida para favorecer a sua cura e impedir que se infecte. Antes de começar e de tocar a ferida em questão, deverá lavar as mãos com água e sabão de forma cuidadosa para que fiquem o mais limpas possível, assim prevenimos infecções durante a cura.

3

Caso exista sangramento, o principal é parar a hemorragia cobrindo a ferida com uma gaze ou um lenço limpo que não solte pelinhos e exercer uma leve pressão para comprimir. É fundamental que não entre em contato com o sangue da ferida em nenhum momento, tente apenas parar o sangramento desta forma até ver que o sangue deixa de fluir.

Como desinfetar uma ferida - Passo 3
4

O seguinte passo é limpar a ferida e a zona ao redor para que se possa curar de forma adequada. Pode fazer a limpeza com água corrente e fria usando uma gaze ou, simplesmente, colocando a área lesionada sob a água da torneira. Se tiver, outra opção é usar soro fisiológico para limpar a ferida; aplique molhando uma gaze e passando-a, primeiro, pelo centro da ferida e depois pelas bordas.

5

Quando a ferida estiver limpa, deve secar a pele ao redor dando leves toques mas sem chegar a tocar o centro da ferida. De seguida, deverá desinfetá-la usando um antisséptico, como por exemplo o iodo; aplique com a ajuda de uma gaze por meio de pequenos toques circulares começando pelo interior da ferida e acabando pelo exterior. Desta forma, eliminará os possíveis corpos estranhos que possa ter em seu interior.

Não deve aplicar álcool sobre a ferida, já que é um produto irritante, nem usar algodões ou papel para limpar porque podem deixar restos no interior da lesão.

Como desinfetar uma ferida - Passo 5
6

Por último, cubra a ferida com uma gaze e esparadrapo para que fique tapada e não haja atrito com objetos nem entre em contato com germes ou bactérias que a possam infectar e agravar. Durante as primeiras 24 ou 48 horas deverá prestar atenção à evolução da ferida e fazer os curativos necessários para que a pele dessa zona recupere o seu estado original. Aconselhamos que consulte o seguinte artigo para saber quando uma ferida está infectada, nesse caso lembre-se que deverá consultar o seu médico de forma imediata.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar uma ferida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como desinfetar uma ferida

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
miguel simeão da silva
bom artigo valéu !
Editor umComo.com.br
Oi Miguel! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando as nossas sugestões! :)

Como desinfetar uma ferida
1 de 4
Como desinfetar uma ferida

Voltar ao topo da página