Como desinflamar as gengivas

Como desinflamar as gengivas

Uma das doenças mais comuns é a inflamação das gengivas, tecnicamente conhecida como gengivite. Trata-se de uma doença periodontal que aparece quando a placa que temos nos dentes se mistura com bactérias procedentes da saliva ou de resíduos que colocamos na boca e que fazem com que as gengivas se infectem e se inflamem.

Existem alguns remédios caseiros e conselhos que ajudarão você a diminuir o inchaço e na umComo queremos que os conheça, por isso, neste artigo contamos a você como desinflamar as gengivas de forma simples e eficaz.

Passos a seguir:
1

Um dos métodos mais eficientes para desinflamar as gengivas é com óleo de árvore de chá. Este ingrediente natural tem uma propriedade antibiótica que funciona perfeitamente para tratar o inchaço das gengivas, por isso, deverá adicionar um pouco de óleo de chá em um copo com água, misturar e fazer bochechos antes de cada escovação.

Imagem: lohasstore.com.br
2

O sal também funciona perfeitamente para conseguir desinflamar as gengivas já que ajuda a desinfetar a zona e, portanto, a eliminar a inflamação. Para isso deverá misturar em um copo de água um pouco de sal e mexer bem para tentar diluir o máximo possível; quando estiver pronto, faça bochechos com esta solução segurando a água na boca durante pelo menos 30 segundos.

Imagem: terapiasalternativascuritiba.wordpress.com
3

O suco de limão também é um bom remédio natural para tratar as gengivas inflamadas. Para isso você só precisa pegar um limão e tirar o suco de forma natural, depois, diluir em um copo com água morna e fazer bochechos cada vez que for escovar os dentes durante o dia. Em pouco tempo verá como suas gengivas melhoram.

4

O mel também serve para desinflamar as gengivas já que tem propriedades antibacterianas e antissépticas e, portanto, consegue eliminar a infecção da zona e diminuir a inflamação. A melhor forma de fazer este remédio caseiro consiste em aplicar um pouco de mel sobre as gengivas, após cada escovação, fazendo uma massagem suave.

5

Além de usar estes remédios naturais, é aconselhável que coloque em prática uma série de conselhos que ajudarão a desinflamar as suas gengivas e a melhorar a sua saúde bucal.

  • Adicione vitamina C em sua dieta. Para desfrutar de uma saúde bucal ótima é importante que tome alimentos com vitamina C, pois é antioxidante e ajuda a reparar os tecidos.
  • Cuide de sua higiene bucal. É importante que escove os seus dentes após cada refeição e que acompanhe suas limpezas de um fio dental e/ou bochechos; desta forma, eliminará todas as bactérias que possam se acumular em sua boca.
  • Não fume. Para que suas gengivas estejam saudáveis é fundamental parar de fumar já que o cigarro aumenta o risco de sofrer de doenças na boca por causa da toxicidade da fumaça inalada em cada trago.
  • Menos estresse. O excesso de nervosismo faz com que a placa dos dentes se acumule em maior medida e, portanto, facilita uma inflamação nas gengivas. Para diminuir o estresse é recomendável praticar técnicas de relaxamento, exercícios como ioga ou meditação funcionam perfeitamente.

Em umComo damos a você mais conselhos para que saiba como cuidar das gengivas e conseguir um sorriso perfeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinflamar as gengivas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.