Os gânglios linfáticos

Como desinflamar os gânglios linfáticos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desinflamar os gânglios linfáticos

A inflamação dos gânglios linfáticos pode se produzir por muitas e muito diversas razões e, com base nisso, deverá procurar o tratamento adequado para acabar com o inchaço. Assim, a adenopatia ou linfadenopatia -nomes médicos com que se conhece esta doença- deverá ser revisada por um médico para descartar que se trate de possíveis tumores e outros problemas graves, e deste modo determinar como desinflamar os gânglios linfáticos.

Também lhe pode interessar: Por que os gânglios inflamam

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, para poder desinflamar os gânglios linfáticos, será fundamental conhecer a causa que provocou o inchaço; deste modo, será mais fácil acabar com o problema de raiz. É por isso que deverá visitar o seu médico para que possa examinar você e realizar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado.

2

Destaca-se que em alguns casos os gânglios se desinflamam por si mesmos, sem necessidade de tratamento específico e sem implicar nenhum tipo de complicação médica. No entanto, isto não significa que possamos ignorar a revisão por parte de um especialista. Da mesma forma, aquelas pessoas propensas ao inchaço dos gânglios linfáticos precisarão de uma exploração profunda para verificar que tudo está em ordem.

3

Por outro lado, caso a inflamação dos gânglios se deva a uma infecção por bactérias ou outros patogênicos (exceto vírus) que atacam o sistema imunológico, muito provavelmente o médico vai prescrever medicamentos antibióticos para acabar com o agente infeccioso. No entanto, deve se lembrar que este tipo de medicamentos sempre deve ser prescrito por um médico e deverão ser seguidas todas as recomendações do profissional.

4

Em muitas ocasiões, os gânglios se inflamam por causa da debilidade do sistema imunológico, e é por isso que a alimentação terá um papel fundamental para reforçar as nossas defesas. Deste modo, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, rica em vegetais e, especialmente, consumir alimentos ricos em vitamina C que ajudará a melhorar a nossa imunidade.

5

Do mesmo modo, não podemos ignorar que entre os motivos pelos quais se inflamam os gânglios linfáticos também pode ser devido a um tumor. É por isso que um médico deverá revisar o inchaço destas glândulas e, se considerar oportuno, realizar uma biópsia que determine que tipo de problema se trata e qual tratamento é o mais adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinflamar os gânglios linfáticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como desinflamar os gânglios linfáticos