menu
Partilhar

Como desintoxicar o cólon

Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2019
Como desintoxicar o cólon
Imagem: plazabea.com.pe

Localizado no intestino grosso, o cólon tem a importante função de absorver as vitaminas e líquidos dos alimentos que consumimos, bem como de armazenar os resíduos que posteriormente serão expulsos pelo nosso corpo. Diferentes condições, como a síndrome do intestino irritável, afetam esta parte de nosso corpo produzindo inflamação e desconfortos, o que nos faz sentir inchados e incômodos. Manter nosso cólon em bom estado é importante para aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como desintoxicar o cólon e melhorar sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a inflamação do cólon
Passos a seguir:
1

O cólon encontra-se dividido em ascendente, transverso e descendente. Na região do cólon ascendente e transverso é onde são absorvidos a água e os nutrientes dos alimentos, quando estes já tiverem sido aproveitados em sua totalidade, os resíduos passam ao cólon descendente e a região retal para serem expelidos pelo corpo.

No entanto, se não nos alimentarmos de forma equilibrada e adequada, a região do cólon começará a acumular gorduras e toxinas que podem impedir a correta absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos.

2

Por isso é adequado desintoxicar periodicamente o cólon. Este procedimento pode ser realizado:

  • Com mudanças na alimentação
  • Mediante o uso de um enema, só se recomenda como um procedimento eventual ou caso tenha sido sugerido por um médico.
  • Graças a procedimentos assistidos como a hidroterapia de cólon, também recomendado com prévia autorização médica.
3

Uma forma efetiva de desintoxicar o cólon, reduzindo o acúmulo de gordura e toxinas em seu interior, é aumentar a ingestão de fibra. A fibra conta com amplos benefícios, ajudando a melhorar o trânsito intestinal, a limpar o cólon e a reduzir a absorção de açúcar e colesterol por parte de nosso corpo.

Por isso recomendamos a você incorporar em sua dieta cereais como a aveia, o farelo de trigo e de aveia ou o arroz integral. Faça-o sempre nas opções mais naturais e sem acrescentar excesso de açúcar ou outros ingredientes nocivos para o corpo.

Como desintoxicar o cólon - Passo 3
4

Além disso, é fundamental consumir ao menos três porções de frutas por dia, preferivelmente com casca devido a seu alto teor de fibra. As melhores alternativas (e as mais leves) são morangos, framboesas, Kiwi ou mirtilos.

Vegetais como brócolis, espinafre e acelga são ricos em fibra, o que ajudará a desintoxicar seu cólon de forma efetiva. Consuma-os preferentemente pouco cozidos para melhorar seus efeitos.

Como desintoxicar o cólon - Passo 4
5

Todas estas mudanças na alimentação para limpar seu cólon devem vir acompanhadas de uma adequada alimentação. A fibra está dividida em solúvel e insolúvel, para que nosso corpo possa eliminar adequadamente a fibra insolúvel é importante beber ao menos 8 copos de água por dia, desta forma o líquido ajudará a arrastar estas partículas que o corpo não pode digerir ao longo do cólon, realizando uma limpeza adequada.

Como desintoxicar o cólon - Passo 5
6

O uso de um enema é alternativa para desintoxicar o cólon, no entanto não é muito recomendada pois pode causar diarreia, náuseas, irritações retais se a temperatura da água que aplicar estiver muito quente, e cãibras na região abdominal. Aplicar um enema só é recomendável em caso de indicação médica ou por um especialista e com a finalidade de melhorar a absorção de nutrientes através da limpeza profunda do cólon.

Como desintoxicar o cólon - Passo 6
7

Por último uma alternativa que está na moda para desintoxicar o cólon é a hidroterapia de cólon. Trata-se de um procedimento similar a um enema, mas aplicado de forma profissional, com maior quantidade de água e usando um equipamento especializado. Igual ao enema, pode produzir diversos efeitos secundários que geram grandes incômodos ao paciente, além disso, está contraindicado para pacientes com insuficiência renal, colite ulcerosa, cirurgias abdominais recentes, hemorroidas frequentes, tumores ou doenças no sistema digestivo.

Não é recomendável aplicá-lo sem autorização médica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desintoxicar o cólon, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como desintoxicar o cólon
Imagem: plazabea.com.pe
1 de 5
Como desintoxicar o cólon

Voltar ao topo da página