Desintoxicação

Como desintoxicar o organismo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desintoxicar o organismo

O nosso organismo precisa de cuidados e atenções diárias que nem sempre lhe damos da forma mais adequada. Os maus hábitos na hora de nos alimentarmos, de dormir ou de realizar as nossas atividades diárias repercutem de forma negativa na nossa saúde, e o nosso corpo é o primeiro a notar isso. Por isso, é conveniente realizar um programa de desintoxicação do organismo pelo menos duas vezes por ano para nos certificarmos que o nosso sangue e os nossos órgãos funcionam perfeitamente e possam continuar a fazê-lo por muitos anos. Se não sabe como começar, em umComo vamos lhe dar algumas dicas para sobre como desintoxicar o organismo em tempo recorde.

Também lhe pode interessar: 6 receitas de chás detox para emagrecer

Passos a seguir:

1

O que pretendemos ao desintoxicar o organismo é limpar o sangue de impurezas para que estas não cheguem aos nossos órgãos vitais e afetem o nosso sistema. Trata-se de proporcionar ao nosso corpo os nutrientes adequados e eliminar as toxinas do nosso fígado, de tal forma que outros órgãos não fiquem afetados e possamos usufruir de uma saúde melhor.

2

O mais importante para começar com este programa de limpeza é mudar os hábitos alimentares, incluindo na alimentação a fibra, a fruta e a verdura. Os alimentos de cor roxa têm antocianinas que são antioxidantes e poderá encontrá-los nos peixes como as anchovas, as sardinhas, a cavala ou o arenque. As verduras desta cor como as cebolas, o repolho ou a beterraba também podem ser consumidas para desintoxicar o seu organismo.

Como desintoxicar o organismo - Passo 2
3

Beba um copo de água em jejum todas as manhãs e durante o resto do dia tome pelo menos 2 litros de baixa mineralização. Desta forma, depurará o seu fígado e melhorará seu trânsito intestinal, evitando assim condições como a prisão de ventre.

A ingestão de infusões de ervas como o chá verde, o cardo ou o dente de leão irão proteger o seu fígado graças às suas propriedades depurativas e antioxidantes. Convidamos você a descobrir outras boas opções consultando o artigo Quais são as infusões para limpar o fígado.

Como desintoxicar o organismo - Passo 3
4

Reduza a ingestão de sal, o seu consumo deve ser moderado pois aumenta a nossa tensão arterial e causa retenção de líquidos, desfavorecendo a depuração natural do nosso corpo. Uma colher de chá é suficiente para todo o dia. Elimine as gorduras das comidas, escolha alimentos sem gordura ou light, como nos laticínios e na carne. Além disso, desfaça-se por um tempo de bebidas estimulantes, como o café, o álcool ou bebidas com gás, bem como dos sucos industriais. Este tipo de bebidas incha-nos e dificulta a depuração sanguínea.

5

Incluir fibra na dieta é muito recomendável para depurar o organismo porque ajuda a melhorar o nosso trânsito intestinal e, assim, a eliminar as toxinas do nosso corpo. Além disso, a fibra causa uma sensação de saciedade, por isso não lutaremos com esses momentos de fome que às vezes nos fazem beliscar entre as refeições alimentos menos saudáveis. A fibra pode ser encontrada em alimentos como os cereais integrais e nas verduras. Lembre-se de, junto com a fibra, aumentar a sua quantidade de água diária para se dissolver e para cumprir melhor a sua função. A ingestão de fibra sem líquido pode causar o efeito contrário.

Como desintoxicar o organismo - Passo 5
6

Por último, ajude a sua pele a eliminar as toxinas que se acumulam nela ao longo do dia com uma esponja esfoliante quando tomar banho. A água é recomendável que esteja muito quente nos primeiros minutos e, de seguida, passe um jato de água fria durante uns segundos, assim conseguirá ativar a circulação para fluir melhor. A sauna também é muito benéfica para eliminar as toxinas pela pele ao suar.

Tudo isto, somado a exercícios respiratórios, servirá muito bem para oxigenar o seu organismo de forma correta e desintoxicá-lo dos maus hábitos ao que às vezes o submetemos.

Como desintoxicar o organismo - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desintoxicar o organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como desintoxicar o organismo