Exercícios de pulmão

Como desintoxicar os pulmões

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 fevereiro 2021
Como desintoxicar os pulmões

Os pulmões são um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e ficam afetados diariamente pelas impurezas do ar, a poluição das cidades, a fumaça do cigarro, a falta de exercício físico ou o tipo de trabalho que se leva a cabo em determinadas profissões. Para isso temos que limpá-los de toxinas tudo o que conseguirmos e, para isso existem formas que estão ao nosso alcance e mudando os nossos hábitos vamos consegui-lo. Nunca é tarde para começar, existem muitas formas de o fazer e em umComo vamos contar como desintoxicar os pulmões para que comece já colocá-las em prática.

Também lhe pode interessar: Exercícios para fortalecer os pulmões

Passos a seguir:

1

Para desintoxicar os pulmões é importante que tente se afastar ao máximo dos gases tóxicos e da poluição. Se viver em uma cidade grande, é impossível fugir da poluição dos carros porque o nosso trabalho e a nossa vida noa ligam a ela, pelo que podemos aproveitar os fins de semana para nos afastar da grande urbanização e respirar ar fresco. Excursões pelo campo durante um dia, um fim de semana em uma casa rural ou o chalé de uns amigos, contribuirão para que nossos pulmões possam respirar um ar mais saudável e que os desintoxiquemos dos gases contaminantes.

Como desintoxicar os pulmões - Passo 1
2

Se for fumante, deveria deixar de fumar, isto é óbvio. Mas não só os fumantes que são afetados pela fumaça do cigarro, mas aqueles que o respiram através de outros fumantes. Tente evitar ficar perto dos que fumam, separe-se o que conseguir evitando que sua fumaça prejudique você. Tente evitar também os ambientes carregados de fumaça, ainda que hoje em dia isto seja mais simples de fazer porque já não se pode fumar nos recintos fechados, salvo em uma festa privada com amigos; nesse caso, mantenha-se fora do ambiente o máximo de tempo possível.

Se fizer isso de forma rotineira, seus pulmões agradecerão. O mesmo acontece com o ambiente de sua casa, tente que não tenha pó acumulado e purifique o ar o máximo que conseguir ventilando a casa ou utilizando filtros para que não se acumulem as impurezas. Se tem tapetes, limpe-os diariamente aspirando-os para evitar que se acumule o pó e o respiremos.

Como desintoxicar os pulmões - Passo 2
3

Um controle na dieta também vai contribuir para desintoxicar os seus pulmões e é tão simples como praticá-la diariamente mudando seus hábitos alimentares, como por exemplo:

  • Coma muita fruta e verdura, pois são antioxidantes e irão ajudar-nos a limpar os pulmões. A vitamina C, além de limpar os nossos pulmões, reforça o nosso sistema imunológico, por isso recomendamos um suco cítrico em jejum diariamente. O potássio limpa o nosso organismo, por isso, consuma banana, ameixa, tâmaras ou morangos todos os dias. Outra fruta que ajuda muito a limpar os nossos pulmões é o mirtilo; tome um suco antes de se deitar todas as noites.
  • Reduza o consumo de carne vermelha.
  • A ingestão de laticínios pode causar alergias que afetam o nosso sistema respiratório, pelo que, se sofre com isto, elimine estes alimentos da sua dieta.
  • Beba muitos líquidos como dois litros de água diariamente e infusões, mas elimine os sucos industriais ou bebidas com gás. A água limpa os pulmões de possíveis fleumas ou mucosidades.
  • As ervas aromáticas também contribuem para eliminar toxinas dos nossos pulmões, assim, pode adicioná-las aos seus pratos. Ervas tão comuns como o tomilho, orégano ou o alecrim.
Como desintoxicar os pulmões - Passo 3
4

Opte por banhos de vapor, é muito simples e podemos realizá-lo em casa todas as noites para eliminar as toxinas dos nossos pulmões. Bastam 20 minutos por dia para respirar vapor de água e ajudar a expectorar. Uma toalha pode ser de ajuda e também pode adicionar óleos essenciais à água. Podemos, além disso, recorrer a exercícios respiratórios que nos ajudarão a manter saudável o nosso aparelho respiratório.

5

Mude os seus hábitos de limpeza e higiene, por exemplo comprovando que os detergentes e produtos de limpeza que utiliza não têm uma grande quantidade de tóxicos na sua composição. Na hora de utilizar cosméticos, certifique-se também dos ingredientes de que são feitos, já que poderiam ser tóxicos e danificar o seu aparelho respiratório. Estas são rotinas simples e fáceis que ajudarão a melhorar o nosso aparelho respiratório proporcionando-lhe uma maior saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desintoxicar os pulmões, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marilene pereira de souza
Tô com muita tosse seca,com os peitos, cheio, parece que tem secreção, garrada
1 de 4
Como desintoxicar os pulmões