Partilhar

Como detectar a Síndrome de Ulisses

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como detectar a Síndrome de Ulisses

A Síndrome de Ulisses, também conhecida como a síndrome do emigrante com estresse crônico e múltiplo, caracteriza-se pelos sentimentos de solidão, tristeza e medo, daqueles que têm que refazer a vida em outro país. A emigração vem acompanhada de uma série de lutos relacionados com o país natal, a cultura, a linguagem, entre outros. Estes lutos nem sempre são processados de forma adequada, favorecendo o desenvolvimento da síndrome de Ulisses. A seguir, em umComo.com.br apresentaremos como detectar a síndrome de Ulisses.

Também lhe pode interessar: Como detectar a dispraxia
Passos a seguir:
1

Sentimento permanente de tristeza. Este sentimento é gerado por tudo aquilo que foi deixado no país natal e pelas dificuldades encontradas no novo país.

2

Tensão e nervosismo. As pessoas que sofrem da síndrome de Ulisses encontram-se permanentemente em um estado de tensão que provoca muitas vezes insônia, falta de apetite, entre outros sintomas.

3

Mudanças no estado de humor. Costumam oscilar entre estados de tristeza e de euforia. A irritabilidade é um estado bastante frequente nestes casos.

4

Deterioração física. Devido aos sentimentos de tristeza e tensão, as pessoas que sofrem da síndrome de Ulisses costumam sofrer uma deterioração de seu aspecto físico que se caracteriza por um aparente envelhecimento.

5

Cansaço excessivo que vem acompanhado de cefaleias.

6

Também podem ocorrer falhas de memória, desorientação temporária, dificuldades de atenção e fabulação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar a Síndrome de Ulisses, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se você sofre da Síndrome de Ulisses consulte um médico para um tratamento adequado.

Escrever comentário sobre Como detectar a Síndrome de Ulisses

Como detectar a Síndrome de Ulisses
Como detectar a Síndrome de Ulisses

Voltar ao topo da página