Partilhar

Como detectar a síndrome do ninho vazio

Como detectar a síndrome do ninho vazio

Em determinado momento das nossas vidas, damos-nos conta de que nossos filhos cresceram, e tomaram a decisão de empreender um novo caminho de independência. Apesar de isto fazer parte da vida, muitas vezes os pais sentem-se abandonados e tristes. O síndrome do ninho vazio, faz referência a esta situação, trata-se de um sentimento de solidão gerado pela saída de um ou de vários filhos do lar. Este síndrome ocorre fundamentalmente em mulheres. Esta situação faz com que os pais deixem de sentirem-se importantes para seus filhos e sintam-se irritáveis e angustiados. Apresentaremos aqui para você alguns sinais do síndrome do ninho vazio.

Também lhe pode interessar: Como superar a síndrome do ninho vazio
Passos a seguir:
1

Sentimentos de solidão, abandono e inutilidade. Geralmente, a mãe sente que já não é tão necessária como antes. Muitas vezes, dedicam sua vida a criar seus filhos e a dar-lhes todo o seu apoio, deixando em várias ocasiões seus projetos pessoais em prol de sua família. E assim que quando o filho vai embora da casa, sentem que já não têm com quem se ocupar nem o que fazer.

2

Ansiedade e depressão. Nestes casos, as mães podem cair em um poço depressivo. Deixam de ter interesse pelas atividades cotidianas, por seus projetos pessoais e chegam a abandonar seu cuidado pessoal e o cuidado do casal.

3

Intromissão. Outra das atitudes que as mães costumam adotar nestes casos, é a de intervir continuamente na vida de seus filhos. Assim sendo, passam o dia na casa deles e transferem sua rotina anterior à nova vida de seus filhos.

4

Somatizar. Muitas pessoas tendem a somatizar seus sentimentos. E assim acabam tendo doenças do foro emocional.

5

Dificuldades para concentrar-se, fadiga e preocupação excessiva. Tendem a passar o tempo preocupando-se por como estarão seus filhos e pensando estratégias para poder estar com eles.

6

Dificuldades para diferenciar os papéis. Agora que os filhos enveredaram por uma nova vida, torna-se difícil poder diferenciar entre o papel de mãe e o papel de mulher, gerando um questionamento de sua identidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar a síndrome do ninho vazio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se os sintomas predominantes são os de depressão, consulte com um médico especialista.

Escrever comentário sobre Como detectar a síndrome do ninho vazio

2 comentários
Ivamara Aragão
Olá,só quero saber se este problema da síndrome do ninho vazio,também nos faz sentir medo e não gostar do lar?
FATIMA
BOA NOITE!! EU ME SINTO EXATAMENTE COM TUDO QUE ESTA ESCRITO NO ARTIGO.CHORO TDS OS DIAS,NÃO TENHO PRAZER DE FAZER NADA,DEIXEI DE LADO O MEU MARIDO....ME SINTO UMA INÚTIL,BRIGO COM MINHA ENTÃO NORA, ESTOU TOMANDO REMÉDIO CONTROLADO.ME IRRITO A TOA MINHA VIDA TÁ UM TRANSTORNO DEPOIS QUE MEU FILHO SAIU DE CASA."CASOU" NÃO ACEITO,ELE É FILHO ÚNICO. COMO EU TB SOU.TENHO CRISES NERVOSAS CONSTANTE...

Como detectar a síndrome do ninho vazio
Como detectar a síndrome do ninho vazio

Voltar ao topo da página