As cataratas

Como detectar as cataratas na vista

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 fevereiro 2020
Como detectar as cataratas na vista

As cataratas são uma doença visual muito comum em pessoas de idade avançada. Trata-se de uma patologia que afeta o cristalino, a lente do olho que permite focar os objetos tanto de perto como de longe. Em medicina oftalmológica, chama-se catarata à opacidade total ou parcial do cristalino. Há dois tipos de cataratas, a congênita e a adquirida. Assim sendo é essencial que você saiba como cuidar da sua vista. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como detectar as cataratas na vista.

Também lhe pode interessar: Mancha branca no olho, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

O cristalino funciona como o objetivo de uma câmera de fotos, é um tecido transparente e flexível que graças a umas proteínas é capaz de mudar sua forma de curvatura para focar um objeto. A catarata surge quando o cristalino perde sua transparência.

2

Pode ocorrer por causas genéticas, mas, na maioria dos casos o que faz com que se torne opaca é a decomposição de suas proteínas, é algo que ocorre com a idade. Um desgaste natural.

3

A presença de células mortas por um excesso de glicose no sangue pode provocar a perda da transparência.

4

A solução para as cataratas é uma cirurgia muito simples que consiste em substituir o cristalino por um artificial ou por uma lente. A intervenção só dura alguns minutos e não requer internação hospitalar. Além disso, já está começando a ser utilizado um laser que permite depender menos da destreza manual, aumentando ainda mais a segurança, rapidez e precisão da cirurgia.

5

Atenção aos sintomas: Os raios de luz não chegam bem à retina quando o cristalino está opaco. Por isso as imagens ficam borradas e o contorno dos objetos fica sem nitidez.

6

As cataratas podem fazer com que, ao olhar uma luz brilhante, apareça um halo/aura ao seu redor. Se a catarata avançar só se vê luz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar as cataratas na vista, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A melhor forma de detectar as cataratas é indo ao oftalmologista regularmente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como detectar as cataratas na vista