Transtornos da Personalidade

Como detectar o transtorno de personalidade narcisista

Como detectar o transtorno de personalidade narcisista

O transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por um forte sentido de egocentrismo e uma preocupação excessiva por si mesmo. Carecem de um verdadeiro interesse pelas demais pessoas e apresentam um forte sentimento de superioridade, atuando em função desta convicção. A seguir, apresentaremos como detectar o transtorno de personalidade narcisista.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou narcisista

Passos a seguir:

1

Únicos e especiais. As pessoas com transtorno de personalidade narcisista consideram-se a si mesmos como perfeitos. Há uma forte convicção de que ninguém os iguala, e só tendem a se relacionar com pessoas que consideram semelhantes à sua condição.

2

Grandiosidade. Consideram-se com capacidades superiores ao resto das pessoas, e têm uma excessiva supervalorização de seus conhecimentos e qualidades.

3

Admiração. Exigem constantemente que lhes valorizem o que têm conseguido, e consideram que só eles são capazes do fazer.

4

Sucesso ilimitado. Suas condutas estão motivadas por sentimentos de poder, sucesso, perfeição. Sempre esperam mais e tratam de atingir objetivos utópicos.

5

Reconhecimento especial. Consideram-se tão importantes que pensam que devem ter mordomias especiais perante as outras pessoas.

6

Benefícios. Para obter o que quer chega a fazer qualquer coisa, inclusive chegar a explodir com seus próprios colegas sem ter em conta à outra pessoa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar o transtorno de personalidade narcisista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Se conhece alguém com este transtorno deve consultar um profissional para um tratamento adequado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
pah
caramba eu não fazia ideia que eu tinha um pouco disso, muito interessante.
ivani Queiroz da Silva
Achei importantissimo e elucidativo. Conheço duas pessoas que se enguadram perfeitamente
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivani, que bom que o artigo foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Como detectar o transtorno de personalidade narcisista