Problemas de tiroide

Como detectar problemas de tireoide a tempo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como detectar problemas de tireoide a tempo
Imagem: outramedicina.com

Conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar os primeiros sinais de doenças. Isso é fundamental para saber como detectar problemas de tireoide a tempo, além de outras enfermidades. Identificar os sintomas também vai levá-lo mais rapidamente ao médico para iniciar o tratamento adequado. Veja como fazer isso com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como examinar a glândula tireoide

Índice

  1. Detectando o problema de tireoide
  2. Sintomas de disfunções na tireoide
  3. Como evoluem problemas de tireoide

Detectando o problema de tireoide

Além de conhecer os sintomas de problemas de tireoide, é importante saber se já houve casos na sua família, com pais, tios, avôs, pois o quadro pode ser hereditário. Por isso, para detectar a tempo a disfunção, mesmo antes de identificar os primeiros sinais você pode visitar um médico especialista.

O mais comum é que o endocrinologista solicite um exame de sangue, além de apalpar o pescoço do paciente para detectar hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Quem tem problemas de tireoide vai apresentar na análise sanguínea valores inadequados de TSH e de hormônio da glândula.

Mulheres estão mais propícias a desenvolver a disfunção. Estima-se que metade delas com mais de 50 anos tenham ou vão ter os distúrbios na tireoide. Existe ainda uma forma de detectar a tempo o problema, com o autoexame.

Para tanto, em frente ao espelho busque o pomo de adão, logo abaixo fica a tireoide. Incline o pescoço para trás, beba um pouco de água e, ao engolir, a glândula vai subir e descer. Se for observado um caroço ou saliência pode haver ali um nódulo – um dos sintomas do distúrbio.

Como detectar problemas de tireoide a tempo - Detectando o problema de tireoide
Imagem: melhorcomsaude.com

Sintomas de disfunções na tireoide

A tireoide é uma glândula que está associada a diversas funções do organismo, inclusive, à produção de hormônios e ao metabolismo. Por isso, os seus sintomas são muitos, sendo que nem todos aparecem no mesmo paciente.

Entre eles, estão: queda de cabelo, pele seca ou grossa e cansaço excessivo. Os sinais de problemas de tireoide podem, em um primeiro momento não levarem ao diagnóstico da disfunção, já que se assemelham aos sintomas de outros problemas.

Outros sinais são: insônia, frio excessivo nas mãos e pés, falta de concentração e colesterol alto. Existem indícios antagônicos, como prisão de ventre ou diarreia e desequilíbrio no ciclo menstrual ou fluxo abundante.

Já os sintomas mais específicos são diminuição ou aumento de peso de modo repentino, problemas no sistema imunológico e, o mais associado à tireoide, o pescoço inchado.

Como detectar problemas de tireoide a tempo - Sintomas de disfunções na tireoide
Imagem: emagrecercomsaude.com.br

Como evoluem problemas de tireoide

Quando o pescoço incha por causa da tireoide, chama-se bócio, sendo que ele indica que o problema está avançado. O inchaço ocorre devido ao aumento da glândula, que aparece na parte anteroinferior do pescoço, logo abaixo da laringe.

Além disso, os problemas na tireoide podem causar mudanças no organismo, que se mostram pequenas, porém, se mantem ao longo do tempo. Existem duas formas principais dos distúrbios na glândula se manifestarem, são elas o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Enquanto a primeira apresenta sintomas mais evidentes, inclusive, com a redução de peso repentina, a segunda causa o aumento de peso e faz os órgãos funcionarem mais devagar, sendo essa a mais comum. O bócio, entretanto, aparece nos dois tipos.

Como detectar problemas de tireoide a tempo - Como evoluem problemas de tireoide
Imagem: melhorcomsaude.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar problemas de tireoide a tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: outramedicina.com
Imagem: melhorcomsaude.com
Imagem: emagrecercomsaude.com.br
Imagem: melhorcomsaude.com
1 de 4
Como detectar problemas de tireoide a tempo