Os melhores alimentos para diabéticos

Como deve ser a alimentação de diabéticos

Como deve ser a alimentação de diabéticos
Imagem: meupratosaudavel.com.br

Você sabe como deve ser a alimentação de diabéticos? Nós em UmComo.com.br podemos te ensinar quais alimentos devem compor a alimentação de uma pessoa que possui diabetes. Se você possui ou conhece alguém que sofre com esta doença, saiba que uma boa alimentação é fundamental para evitar riscos e maiores danos a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Quais as melhores frutas para diabéticos

Tipos de diabetes

É importante que você saiba que existem diferentes tipos de diabetes existentes, conheça agora quais são eles:

  • Diabetes tipo I: neste caso a pessoa descobre a doença ainda pequeno. Esta pessoa possui uma deficiência na produção de insulina (hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue) devendo realizar a aplicação de insulina injetável para sanar esta deficiência;
  • Diabetes tipo 2: ela se desenvolve ao longo da vida do ser humano devido a fatores predisponentes e uma alimentação realizada de forma inadequada. O tratamento é realizado de forma diferente da diabetes do tipo I, ela é tratada pelo uso de medicamentos que podem ser consumidos por via oral.
  • Diabetes gestacional: adquirida no período da gestação, na maioria das vezes, ela desaparece após a ocorrência do parto.

Em todos os tipos de diabetes, a orientação nutricional deve ser realizada de forma semelhante, assim a doença pode ficar mais estabilizada e evitar que danos maiores aos órgãos aconteçam.

Como deve ser a alimentação de diabéticos - Tipos de diabetes
Imagem: athleticaacademia.com.br

Alimentação em casos de diabetes

A pessoa portadora da doença diabetes deve possuir um cuidado maior na hora de escolher os alimentos que vai consumir, isto porque, a taxa de açúcar (glicose) em seu sangue pode aumentar muito e acabar resultando em uma diabetes descompensada.

Orientações quanto a alimentação:

  • Evite consumir açúcar, seja ela de qualquer tipo (mascavo, cristal, orgânico e outros), mel e outras preparações que contenham estes componentes (doces, sobremesas, café e outros). Utilize algumas gotas de adoçantes no lugar do açúcar para adoçar as bebidas que deseja consumir;
  • Tente equilibrar o consumo de carboidratos. Faça o possível para não misturar dois tipos de carboidratos diferentes na mesma refeição, se possível consuma arroz, pães, macarrão, aveia e granola do tipo integral e evite o consumo dos alimentos que são fonte de carboidratos convencionais (batata, mandioca, arroz, pães e outros);
  • Consuma cerca de 3 porções de frutas diariamente em horários intercalados do dia;
  • Consuma vegetais em suas refeições, deve se atentar para realização do consumo reduzido de beterraba;
  • Utilize os adoçantes com moderação, o indicado é a colocação de 3 a 5 gotas por copo.

Cuide de sua alimentação, pratique atividades físicas e leve uma vida saudável mesmo portando esta doença.

Como deve ser a alimentação de diabéticos - Alimentação em casos de diabetes
Imagem: meirielychacon.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deve ser a alimentação de diabéticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • E você? Possui dificuldade em manter esta alimentação? Comente! Iremos adorar saber a sua opinião sobre esta doença que atinge tantos brasileiros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Etelvina
fui diagnósticada com diabetes 2 mais tenho dificuldade de fazer dieta, pode me ajudar?? Etelvina
Marco Aurélio
Boa tarde, qual alimento posso substituir pelo pão, batata doce ou aipim pela manhã
A sua avaliação:
aparecida bollari
Posso tomar suco qual e o aconselhavel
lane
qual fruta melhor para diabetes
Editor umComo.com.br
Oi Lane, neste artigo poderá encontrar as melhores frutas para diabéticos: http://comida.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-melhores-frutas-para-diabeticos-2177.html
maria da paz
gostaria de saber como evitar a diabetes, meu irmao moreu por causa da diabetes
Editor umComo.com.br
Imagem: meupratosaudavel.com.br
Imagem: athleticaacademia.com.br
Imagem: meirielychacon.com.br
1 de 3
Como deve ser a alimentação de diabéticos